15 October 2018 -
Cidadãos que buscam por informações e serviços no Portal PBH passam a contar com mais um canal de relacionamento e interação com o Município, o assistente virtual. Desenvolvida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a solução tecnológica tem como proposta auxiliar o usuário, direcionando-o a conteúdos disponíveis no portal, de acordo com sua necessidade.
O assistente é programado como inteligência artificial, detectando em seu banco de dados fragmentos de informações para oferecer uma resposta compatível à solicitada. Ele pode ser acessado durante toda a navegação no portal e sempre aparecerá à direita da tela, através de uma figura contendo a frase “Posso ajudar?”. Ao clicar na imagem, o usuário entrará em um chat com assistente virtual, com a opção de botões sugerindo assuntos como “Serviços”, “Agendamento de Serviços” e “Ouvidoria”, além de um campo para que digite sua dúvida, caso queira uma informação específica.
O secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, explica que o sistema possui uma carga inicial de respostas e será treinado para adequar-se às novas demandas que forem surgindo. “Trata-se de um recurso em constante aprendizado e aprimoramento. E, para potencializar esse aperfeiçoamento, é fundamental que o usuário faça a avaliação ao final de seu atendimento no chat. A partir desse retorno, a máquina aumentará suas possibilidades de resposta”, informa Mattos.