6 August 2025 -
Os jovens Amanda Ferreira de Lima, de Belo Horizonte, e Gaio Jorge de Paiva, do Rio de Janeiro, serão os representantes da Mata Atlântica na COP30. Eles foram escolhidos durante as Plenárias das Juventudes realizadas na capital mineira nesta segunda e terça-feira (4 e 5). O evento reuniu mais de 250 pessoas no Centro de Referência das Juventudes, da PBH, para a construção de propostas para o enfrentamento dos desafios climáticos no bioma a partir da perspectiva da juventude.
“Eu tenho por objetivo defender o meu bioma e o meu território. Quero trazer a educação climática para crianças, porque é necessário conhecer para defender. Minha expectativa e meu desejo é que elas consigam olhar não só para o território onde estão, mas para as urgências climáticas do nosso país”, afirmou Amanda, de 24, moradora do Morro do Papagaio, Centro-Sul de BH, após o anúncio de sua escolha para ser delegada da Cop30.
Gaio Jorge, de 26 anos, veio da zona Norte do Rio de Janeiro e também garantiu participação na COP30 como delegado. “Estou muito feliz de ter sido eleito, considerando que é uma eleição muito representativa. No programa onde atuo, o Jovens Negociadores pelo Clima, defendemos que as nossas vozes devem ser amplificadas. Antes de pensar em expectativa, preciso falar sobre responsabilidade. Tenho uma missão muito clara que é representar meu território naquele espaço”.
Durante os dois dias de evento, os participantes refletiram acerca do que o Brasil apresenta para a COP30 e da temática das mudanças do Clima e Justiça Territorial, propondo uma reflexão sobre qual a Mata Atlântica as juventudes desejam. O evento foi concluído com uma visita dos jovens, belo-horizontinos e visitantes, ao Parque das Mangabeiras.
As Plenárias das Juventudes nos Biomas foram realizadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).