Pular para o conteúdo principal

Auditório da Prefeitura com cerca de 30 pessoas sentadas de costas e uma, à frente, com o microfone
Foto: Rodrigo Clemente

Procuradoria Geral do Município conclui a primeira rodada do Circuito MROSC

01/08/2018 | 18:55 | atualizado em 05/11/2018 | 16:10

A Procuradoria-Geral do Município (PGM), por meio da Gerência de Apoio às Parcerias (Gapop), concluiu, em julho, a primeira etapa do Circuito Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Programa de capacitação e formação destinado a servidores públicos municipais, membros dos conselhos de direitos e de políticas públicas, dirigentes e colaboradores de organizações da sociedade civil (OSCs), o Circuito MROSC visa à difusão de conceitos e práticas relacionados às parcerias entre a Administração Municipal e OSCs, sob a regência do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), estabelecido pela Lei Federal nº 13.019/2014 e normatizado em Belo Horizonte pelo Decreto Municipal nº 16.746/2017.

Nessa primeira etapa, realizada em oito encontros, foram capacitadas 360 pessoas, sendo 218 gestores e servidores públicos e 142 dirigentes e colaboradores de OSCs. As aulas, ministradas pelas servidoras Luana Magalhães, Bianca Monteiro, Marcella Aguiar e Íria Melo, integrantes da Gapop, versaram sobre Planejamento e Gestão Administrativa, Seleção e Celebração, Execução, Monitoramento e Avaliação, Elaboração de Editais de Chamamento Público, Análise de Processos Administrativos para a Celebração de Parcerias e Prestação de Contas.

“Estamos trabalhando para efetivar a implementação da Lei Federal nº. 13.019/14 e aprimorar a gestão das parcerias em Belo Horizonte, por meio da articulação, do diálogo e da capacitação de todos os envolvidos no processo. Quanto mais os propósitos e procedimentos da lei estiverem bem compreendidos, melhores serão os resultados das parcerias”, afirmou a gerente da Gapop, Luana Magalhães.

Nos próximos meses serão oferecidas oficinas temáticas sobre aspectos específicos da execução das parcerias, tais como elaboração de planos de trabalho, lançamento de informações financeiras na plataforma eletrônica, aspectos de monitoramento e avaliação, dentre outros. Informações sobre datas, número de vagas e inscrições serão divulgadas no Portal das Parcerias.


Últimas Notícias

Homem, sentado em frete a computador, vê simulação de impactos ambientais na tela. Simulação de impactos ambientais é feita por softwares avançados em BH

Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem utilizado programas de computadores que simulam os impactos ambientais. 

16/10/2019 | 17:14
Em uma ponta da quadra preparada para o jogo de vôlei sentado, Gabriel posa para foto. Atleta do Superar é convocado para a Seleção Brasileira de voleibol sentado

Gabriel Franklin Silva Amaral foi convocado a participar da 6ª Semana de Treinamento da Seleção Brasileira masculina de voleibol sentado.

14/10/2019 | 20:12