21 October 2021 -
Levantamento realizado com usuários dos parques municipais de Belo Horizonte mostra que 90,5% dos visitantes recomendariam o passeio realizado e 94,5% planejam voltar ao local ou visitar outro parque da capital. Na avaliação geral – com índices que vão de 1 a 4 – a média das notas foi de 3,48, o que significa “muito satisfatória”.
Outros pontos foram perguntados aos usuários, que responderam com as seguintes notas: limpeza das áreas de visitação (3,57); estado dos banheiros (3,22); estado dos bebedouros (3,31); sensação de segurança (3,55); sinalização e placas informativas (3,21); informações fornecidas (3,41); atendimento e recepção pelos funcionários (3,66); atrações e atividades oferecidas (3,12); manutenção dos jardins e áreas verdes (3,26); e medidas para evitar o contágio da Covid-19 (3,41).
Cerca de 2 mil visitantes responderam ao questionário, até 10 de setembro. A pesquisa faz parte de uma parceria entre o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão ligado à Belotur que monitora indicadores da atividade turística para fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas, juntamente com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A pesquisa está disponível ao público e pode ser acessada neste link.
Além do registro do fluxo diário de visitantes, o sistema de agendamento para a visita – adotado até o último final de semana - possibilitou a criação de um mailing do público, mediante autorização expressa de uso do e-mail, atendendo à disposição da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Com isso, as pessoas que fizeram agendamento para visitar os parques receberam a pesquisa de satisfação. A participação foi voluntária e anônima. Para detalhes da pesquisa, clique aqui.
Entre os aspectos abordados pela pesquisa estão o nível de satisfação com a visita, opinião quanto ao processo de agendamento, análise dos serviços e equipamentos disponibilizados no parque e, inclusive, explicação para cancelamento ou desistência, caso a visita não tenha sido efetivada.
A partir dessas respostas, foi possível acompanhar mensalmente pontos de atenção, medir o nível de satisfação da visita por atrativo, assim como a pretensão de retorno por cada local, além do indicador da média de satisfação considerando todos os atrativos da cidade. Usando os dados de comparecimento aos equipamentos é possível verificar, também, a taxa de ocupação.
Com os dados e sugestões apurados por meio da pesquisa, a Fundação implementou algumas melhorias no processo de agendamento e visitação, tais como a distribuição de mapa impresso da Zoobotânica para cada família visitante e a oferta de reservas no sistema por turno, e não mais por faixa de horário, além de um calendário maior de datas disponíveis de uma só vez para consulta, a fim facilitar a busca de ingressos disponíveis, em quantidade necessária para cada família, e também permitir maior flexibilidade e previsibilidade na visita.
Nos parques, o sistema de agendamento também sofreu alterações – reservas também passaram a ser oferecidas por turnos, manhã e tarde - com base nos levantamentos da pesquisa. Outras novidades estão sendo planejadas para melhorar a experiência do visitante nas unidades.
Reabertura
A reabertura gradativa dos Parques Municipais de Belo Horizonte completou um ano com bons indicadores. O processo de volta do público a estes equipamentos se deu a partir da construção de um protocolo sanitário específico. O sucesso deste trabalho resultou na volta da visitação de forma livre, sem agendamento prévio, de terça-feira a domingo, dentro do horário de funcionamento de cada um deles, conforme informou a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) no dia 18.
Vale destacar que continuam valendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, já conhecidas pela população, para prevenção à Covid-19, como manter distância física das demais pessoas e higienizar com frequência as mãos usando álcool 70% ou água e sabão. Além disso, a máscara permanece sendo de uso obrigatório em qualquer espaço público da cidade, conforme decreto municipal. Portanto, nos parques, ela também deve ser utilizada durante toda a permanência do visitante.
A capacidade média de visitações diárias nos parques da cidade que estavam funcionando com lotação máxima diária estabelecida e na zoobotânica era de aproximadamente 7.700 pessoas. Com a implementação do sistema de agendamento, de primeiro de janeiro a 17 de outubro deste ano, por exemplo, foram retirados 641.911 dos 837.368 ingressos disponíveis para as unidades reabertas. Desses, foram 417.082 utilizados.
Para acessar os horários de funcionamento dos parques da cidade, basta clicar neste link: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica.