Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

PBH vai vacinar grávidas no terceiro trimestre e puérperas sem comorbidade

criado em - atualizado em

Mulheres a partir da 29ª semana gestacional (terceiro trimestre) sem comorbidades e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto, independentemente da evolução da gestação) também sem comorbidades serão vacinadas contra a Covid-19, com doses da Pfizer. Para se vacinar, o público precisa apresentar a prescrição médica. A vacinação será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de junho. 

 

À medida que a Prefeitura for recebendo novas remessas de vacinas contra a Covid (Pfizer ou Coronavac), outros grupos de gestantes sem comorbidades serão imunizados. 

 

Para receber as doses, as gestantes e puérperas devem seguir os seguintes critérios:

- Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

 

Além de cumprir as orientações acima citadas e apresentar a prescrição médica, as gestantes sem comorbidade – a partir da 29ª semana – deverão apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Já a puérpera deve apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito. 

 

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Os locais de vacinação serão disponibilizados ainda esta tarde no portal da Prefeitura. 

 

Gestantes e puérperas com comorbidades 

 

A vacinação de gestantes com comorbidades (independentemente do período gestacional) e puérperas também com comorbidades segue em andamento em Belo Horizonte. Os locais e horários de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura. É importante esclarecer que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente.