Pular para o conteúdo principal

Idosa é vacina em drive thru
Foto: Rodrigo Clemente

PBH vacina cerca de 9 mil idosos no sábado e mantém drive-thru na próxima semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vacinou cerca de 9 mil idosos contra a Covid-19 neste sábado, dia 6, em Belo Horizonte, aponta o balanço parcial. O dia foi voltado para a aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos de 86 a 88 anos residentes da capital. Cerca de 200 pessoas nesta faixa etária, que por algum motivo ainda não tinham recebido a 1ª dose, também puderam se imunizar. Deste quantitativo de vacinados, cerca de 350 usaram um dos três postos de drive-thru montados pela primeira vez pela Prefeitura.

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai manter postos de drive-thru para vacinação dos idosos entre 85 a 80 anos residentes de Belo Horizonte ao longo da semana. Nos locais, eles serão vacinados com a primeira dose, conforme o cronograma escalonado por idade. Além disso, os 152 centros de saúde e os postos extras seguem com a vacinação até sexta-feira, dia 12.

 

O horário para vacinação é das 7h30 às 15h30 nos centros de saúde e postos extras. Nos postos drive-thru, o horário é das 8h às 15h. O idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

 

A Prefeitura espera vacinar, pelo menos, 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos.


 

Cronograma de vacinação

  • 85, 84 e 83 anos, segunda-feira, dia 8, até sexta-feira, dia 12.
  • 82 anos, terça-feira, dia 9, até sexta-feira, dia 12.
  • 81 anos, quarta-feira, dia 10, até sexta-feira, dia 12.
  • 80 anos, quinta-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 12.

 

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados com idade entre 80 e 85 anos devem fazer o cadastro no portal da Prefeitura para receber a vacina em casa.


 

Pontos de drive-thru

Dois dos postos usados no fim de semana vão seguir funcionando, no Cop/BHTrans e na UFMG, já a partir desta segunda-feira, dia 8. O drive-thru do Corpo de Bombeiros foi desativado, e para substituí-lo será instalado um ponto no Boulevard Shopping, a partir desta terça-feira, dia 9. Estes locais farão atendimento exclusivo de idosos entre 85 e 80 anos, conforme o cronograma.


 

Idosos de 86 a 88 anos

A Prefeitura manterá pelo menos um posto em cada regional para fazer a imunização das pessoas desse grupo que, por algum motivo, não puderam tomar a segunda dose neste sábado, dia 6. Para a segunda dose, o idoso precisa levar, além de identidade, CPF e comprovante de residência, o cartão de vacina que conste a 1ª dose.

Veja a lista dos postos neste link