Pular para o conteúdo principal

PBH usará software de imagens para identificar locais com mais violência
Foto: PBH/ Divulgação

PBH usará software de imagens para identificar locais com mais violência

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou, nesta sexta-feira (16), termo de parceria com uma empresa japonesa para a criação de um software de monitoramento de imagens inteligentes que irá apontar, com eficiência, as câmeras do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) localizadas onde há maior probabilidade de ocorrência de problemas urbanos, crimes e desordens públicas.

 

Desenvolvido pela empresa japonesa Singular Perturbations, o software avaliará dados das ocorrências do COP-BH que demandam atendimento integrado, como as de furto de cabos, acidentes de trânsito, quedas de árvores, animais soltos em via pública, deposição clandestina de lixo, alagamentos, danos ao patrimônio público, entre outras. As informações serão associadas à localização dos mais de 3.700 equipamentos que têm as imagens visualizadas pelo COP-BH, e o software recomendará as câmeras, os dias e os horários que demandam maior atenção dos colaboradores.

 

O COP-BH funciona como um espaço estratégico de tomada de decisões, reunindo mais de 15 instituições na Sala de Controle Integrado (SCI). O sistema de monitoramento inteligente otimizará o trabalho das instituições responsáveis pelo monitoramento das câmeras e proporcionará soluções mais ágeis e eficientes para os problemas públicos relacionados à segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civis e emergências em saúde, dentre outros.

 

Soluções inovadoras

 

O Plano de Trabalho prevê cinco etapas, com duração total de um ano e meio, que vão desde a definição dos problemas públicos, passando pelo desenvolvimento e validação do protótipo e pelo período de testes até a avaliação dos resultados. De acordo com a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, o novo sistema confirma o empenho da Prefeitura em uma constante busca de avanços e de eficiência na gestão da capital. “Somos um Centro de Operações que tem a atuação focada na integração das instituições e a missão de se tornar cada vez mais inovador e inteligente, por isso estamos sempre em prospecção de soluções que possam contribuir para a melhoria dos nossos processos de trabalho”, destaca.

 

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta, a parceria é mais uma demonstração da importância da política de inovação aberta do município.  “A inteligência que a inovação nos traz resulta em mais efetividade para o trabalho da segurança e isso se reverte em economia e qualidade para o município e para os cidadãos, com melhores serviços e decisões baseadas em dados”, comenta.