Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH muda estratégia para agendamento de castração de cães e gatos
Aline Resende/PBH

PBH tem nova estratégia para agendamento de castração de cães e gatos

criado em - atualizado em

A partir de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte passará a ofertar, diariamente, vagas para castração gratuita de cães e gatos. Anteriormente, o quantitativo mensal era disponibilizado em um único dia. Na nova estratégia, que começa a valer a partir desta quarta-feira (1º), os interessados podem verificar todos os dias a disponibilidade do atendimento. A medida é para ampliar e melhorar o acesso da população ao sistema. Os agendamentos devem ser feitos por meio do Portal de Serviços. 

Para a cirurgia, os animais precisam ter entre 4 meses e 8 anos de idade e os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes do procedimento é feita uma avaliação veterinária para identificar quaisquer problemas de saúde que possam impedir a esterilização.

Cabe reforçar que esse é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico de 8 horas e alimentar de 12 horas. Essas orientações são indispensáveis para a segurança no procedimento, que envolve anestesia geral.

É recomendado ainda que, no dia marcado para a castração, o tutor permaneça na unidade até a alta do animal.