Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

PBH suspende coleta seletiva e orienta para cuidados no descarte de resíduos

criado em - atualizado em
Em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), tomará algumas providências urgentes para garantir a proteção da saúde pública e o cuidado com aqueles que precisam trabalhar no recolhimento de resíduos.

1 – As coletas seletivas porta a porta e ponto a ponto (Pontos Verdes) serão interrompidas a partir desta segunda-feira, dia 23, principalmente, para evitar o manuseio dos resíduos durante a triagem do material reciclável nos galpões das cooperativas e associações parceiras do Município.

2 – A coleta domiciliar de lixo comum continua sendo prestada normalmente ao cidadão nos dias e horários já estabelecidos, em todas as regiões da cidade. 

3 – Em todos os domicílios e no comércio porventura em funcionamento, em especial naqueles locais onde há pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, os resíduos devem ser acondicionados em sacos duplos, bem fechados e com, no máximo, 2/3 (dois terços) preenchidos de sua capacidade total de armazenamento para facilitar o lacre e evitar o rompimento. Observar, ainda, se não há nenhum tipo de perfuração nessas embalagens.

4 – Materiais cortantes ou pontiagudos devem ser embalados em caixas de papelão resistente ou em outro invólucro que evite rupturas acidentais, como garrafas PET e embalagens tipo Longa Vida para, somente depois disso, serem ensacados e postos para o recolhimento na calçada.