19 June 2018 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), lança o edital CenaPlural 2018. O concurso visa a seleção de espetáculos de música, artes cênicas e obras audiovisuais, destinadas ao público infantil e adulto, para apresentações nos Centros Culturais e Museus da FMC, localizados nas nove regionais do município. Também haverá apresentações em locais que desenvolvam ações de política pública de cultura promovidas pelo município em 2018. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 16 de junho e está disponível para consulta no site. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, no período de 23 de julho a 1º de agosto.
O edital CenaPlural 2018 dá continuidade ao edital CenaMúsica. A mudança no nome do concurso se deu pela inclusão da área de audiovisual no edital, uma demanda do setor e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, de forma a ampliar e atingir uma programação ainda mais rica e diversificada para a população.
O objetivo do edital é fomentar a circulação e possibilitar a apresentação de artistas e grupos das áreas de música, teatro, dança, circo, contação de histórias e exibição de audiovisual em diversos locais de Belo Horizonte. Também é intenção do concurso ampliar o acesso e o conhecimento da população à produção artística da cidade, impulsionando a formação de novos públicos e ampliando a participação cultural como elemento de fortalecimento da cidadania. Podem se inscrever proponentes nas modalidades: Pessoa Física Individual, Coletivo de Artistas de Pessoas Físicas, Microempreendedor Individual e Pessoa Jurídica.
No total, serão selecionadas até 41 propostas. Cada uma delas fará três apresentações em espaços culturais da cidade, em 2018. Os proponentes receberão um total de 5 mil reais por apresentação nas categorias dança, circo, teatro e música, e 1.500 reais por apresentação nas categorias audiovisual e contação de histórias. O total investido pelo município neste edital será de R$ 600 mil.
A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Avaliação e Classificação, composta por dez membros da administração pública municipal com competência nas modalidades contempladas pelo edital. Serão cinco membros representando as Artes Cênicas (teatro, dança, circo e contação de histórias), três membros representando a Música e dois membros representando o Audiovisual. As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios de relevância artística, qualidade técnica, adequação aos espaços, exequibilidade e versatilidade, e capacidade da equipe profissional.