Pular para o conteúdo principal

PBH sedia exposição em homenagem ao ex-prefeito Célio de Castro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebe a exposição “Doutor BH – Constituinte Nota 10”, em homenagem ao ex-prefeito e médico Célio de Castro. Será apresentado ao público o acervo pessoal de Célio de Castro, composto por publicações, fotografias, anotações, mobiliário, condecorações, diplomas, dentre outros itens. A mostra fará referência à vida do Doutor BH como médico, cidadão e político.
 

A abertura será nesta segunda-feira, dia 15/10, com uma entrevista coletiva, no hall da Prefeitura, e a exposição segue até o dia 30/10.

 

Célio de Castro

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, ele atuou como médico ao longo de praticamente toda sua vida, nas áreas de Clínica Médica e Medicina de Urgência.
 

Ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais foi eleito deputado federal por duas vezes (em 1986 e 1990) e reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “Deputados Nota Dez”, com forte atuação nos campos sociais e da saúde.
 

Como deputado federal, Célio de Castro participou da Constituinte de 1987, encarregada de elaborar a nova Constituição para o Brasil após o fim do regime militar, a qual completa 30 anos em 2018.
 

Em 1996, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, sendo reeleito no ano 2000, quando já era reconhecido como um dos melhores prefeitos do Brasil.
 

A exposição será itinerante, e passará também por outros locais e municípios como Carmópolis de Minas, cidade natal do Dr. Célio de Castro. A curadoria está a cargo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor).