Pular para o conteúdo principal

PBH reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes preparam uma série de ações para reforçar a proteção de crianças e adolescentes durante o período do Carnaval. Com blitz educativas em pontos estratégicos e ações em grandes blocos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) pretende conscientizar os foliões, turistas e moradores da capital sobre a necessidade de respeitar e proteger o direito dos pequenos ao longo de todo ano, com reforço durante os grandes eventos, como o Carnaval.

 

As campanhas da PBH têm foco no enfrentamento do trabalho infantil, na proibição da venda de álcool para crianças e adolescentes no combate ao abuso e à exploração sexual. Equipes da SMASAC e do Conselho entregam materiais de conscientização durante todo o período de folia em hotéis, nos aeroportos, no Centro de Atendimento ao Turista e em diversos blocos voltados para o público infanto-juvenil e adulto espalhados por toda a cidade.

 

O abre-alas das atividades de conscientização aconteceu no Centro de Referência das Juventudes, com o Carnaval da Proteção #ColaNoCRJ. Jovens e adolescentes participantes da socioaprendizagem, e que são acompanhados pelo Centro Pop Miguilim, participaram de oficinas de dança, pintura e customização de itens carnavalescos. Também foi um momento para dialogar com os jovens e adolescentes sobre os direitos humanos e sobre os cuidados com a saúde.

 

Nesta quinta-feira (8), a partir das 9h, a PBH e o Conselho realizam uma blitz educativa na região do Terminal Rodoviário da capital, com foco nos foliões que chegam à cidade, mas também nas pessoas que circulam pela região central. A intenção é sensibilizar e conscientizar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, quais os tipos de violência que são praticados contra esse público, quais são os canais de denúncia e como é feita a proteção e acompanhamento dessas vítimas.

 

As equipes também farão panfletagem em diversos blocos durante a programação do Carnaval, além de reforço de ações de proteção nos territórios, por meio do serviço socioassistencial.

 

A subsecretária de Direitos de Cidadania, Glecenir Vaz, explica que o trabalho de proteção de crianças e adolescentes acontece ao longo do ano e que é importante reforçar a conscientização de turistas e belo-horizontinos para o compromisso de mantermos a proteção de nossas crianças e adolescentes. “É uma estratégia importante para a proteção de direitos desse público, que pode sofrer violações de direitos durante o Carnaval. Alertar foliões, turistas, donos de bares, restaurantes, e hotéis, assim como as forças de segurança, é essencial”, afirma Glecenir Vaz.

 

Plantão

 

O Conselho Tutelar estará de plantão em tempo integral para atender os chamados durante o período do feriado de Carnaval. Em caso de suspeita ou confirmação de violação dos direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve ser acionado imediatamente pelo telefone (31) 3277-1912. O Disque 100 também pode ser utilizado para registrar denúncias de violações de direitos.