1 November 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promoverá, durante este mês, ações voltadas aos cuidados com a saúde do homem. A programação do Novembro Azul alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para isso, profissionais da rede SUS-BH, durante os atendimentos de rotina, farão abordagens para ressaltar a importância do cuidado integral com a saúde. Além disso, serão repassadas orientações sobre as formas de prevenir outras doenças, como as cardiovasculares e do aparelho digestivo.
Somente neste ano foram registrados 154 óbitos por câncer de próstata em residentes da capital, além de 544 internações. A doença em estágio inicial, geralmente, não apresenta sintomas, por isso a necessidade de procurar os serviços de saúde para garantir o acompanhamento em tempo oportuno. A Secretaria Municipal de Saúde mantém os atendimentos durante todo o ano e a assistência inicial é realizada no centro de saúde de referência do paciente.
O médico generalista realiza a primeira consulta e faz os encaminhamentos necessários. Caso seja solicitado o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), o procedimento é realizado no próprio centro de saúde e, dependendo do resultado, o paciente é encaminhado para um médico urologista, que atua nas Unidades de Referência Secundária (URS).
O principal fator de risco da doença é a idade e a prevenção deve ter início aos 50 anos, para os homens em geral. Já para aqueles que têm risco aumentado para o câncer de próstata (parente próximo que teve a doença antes dos 65 anos de idade) os cuidados devem ser observados a partir dos 40 anos.
Iluminação de edifícios
Como parte das ações de conscientização, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, estarão iluminadas de azul durante todo o mês. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.