Pular para o conteúdo principal

PBH reforça ações de prevenção ao bullying e promove cultura de paz nas escolas
Divulgação/PBH

PBH reforça ações de prevenção ao bullying e promove cultura de paz nas escolas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está intensificando neste mês as ações voltadas à prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas municipais da capital. As estratégias, realizadas pelas secretarias de Educação (SMED) e de Segurança e Prevenção (SMSP), incluem rodas de conversa, apresentações e orientação aos estudantes, além da presença da Patrulha Escolar, da Guarda Municipal, com atividades interativas e distribuição de materiais informativos a toda a comunidade escolar. 

As ações são pensadas para sensibilizar alunos e familiares sobre a importância de um ambiente escolar livre de violência e discriminação, além de fortalecer os vínculos de respeito e empatia. 

Durante as atividades, os alunos se identificam com o assunto e relatam experiências. Para o subinspetor Adilson Martin, a proximidade da Corporação com a comunidade escolar é fundamental. "Acreditamos que segurança também se constrói com diálogo, escuta e presença. Ao falar sobre combate ao bullying, mostramos que a Corporação não está apenas para agir em situações de conflito, mas para caminhar junto com alunos, professores e famílias na construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e seguro para todos". 

Atuando de forma preventiva, a Guarda Municipal realiza um trabalho especializado, que destina parte do efetivo exclusivamente a atividades voltadas à garantia da paz e da segurança no ambiente escolar, além do patrulhamento preventivo nas imediações das escolas, com ênfase nos horários de entrada e saída dos alunos. 

Segurança da comunidade escolar 

A Secretaria Municipal de Educação destaca que todas as escolas municipais estão comprometidas com a promoção da convivência pacífica e da segurança. Uma importante frente de atuação da Gerência do Clima Escolar é a orientação às escolas para a elaboração do Plano de Convivência Escolar. Essa ferramenta tem como objetivo estabelecer práticas que promovam o respeito mútuo e a segurança nas escolas.