Pular para o conteúdo principal

PBH receberá recursos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH receberá recursos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinaram nesta segunda-feira (21) um Termo de Pactuação que prevê a cooperação entre união, estado e município para a implementação em Belo Horizonte de ações do Programa Nacional de Segurança nas Escolas. O governo federal vai repassar à PBH quase R$ 987 mil do programa, que utiliza recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), para a criação e estruturação de um observatório para prevenção da violência nas escolas da capital. 

O recurso da parceria será utilizado no fortalecimento e aprimoramento de rondas especializadas, enfrentamento e prevenção de crimes nas escolas e no entorno delas, além da capacitação dos profissionais envolvidos e compra de equipamentos. 

O convênio é fruto de proposta da Secretaria Municipal de Segurança Pública com medidas de prevenção e entendimento da criminalidade no ambiente escolar apresentada ao Ministério da Justiça. As medidas incluem o trabalho coordenado da Guarda Civil Municipal, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e Secretaria Municipal de Educação. 

Para o prefeito Fuad Noman, os valores conseguidos vão permitir dar ainda mais atenção a criação de um ambiente mais saudável nas unidades de ensino da rede municipal da capital. “É muito importante que nós tenhamos essa parceria com o governo federal, porque ela garante recursos para que possamos ampliar e dar mais segurança aos nossos alunos, professores e comunidade escolar de Belo Horizonte”, comemorou o prefeito. 

O secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, destacou que o recurso obtido junto ao governo federal será fundamental para que a Prefeitura possa cumprir ainda com mais maestria o desafiador papel de combater a violência nas escolas. “O esforço feito por nós já era grande, mas agora estamos fortalecidos para garantir continuidade”.

O comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, também comemorou a conquista, destacando que a chegada do recurso mostra que Belo Horizonte vem seguindo no caminho certo, com seu empenho para garantir a segurança nas escolas. “Estamos ganhando fôlego para investir ainda mais nesse campo, para aprimorar o serviço e manter um clima de paz e tranquilidade para os alunos, professores e demais servidores das escolas”.