Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do dia 31/10

PBH realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do dia 31/10

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza, nesta quinta-feira, dia 31, e na sexta-feira, dia 1º de novembro, o 1º Seminário Internacional e 3º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que acontece na sede da Prefeitura, é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e Governos Locais pela Sustentabilidade. 

 

Nesta edição, o 1º Seminário Internacional e 3º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta o tema Sistemas Alimentares para um Mundo sem Fome e entre seus objetivos está pautar as discussões sobre a produção e a circulação de alimentos saudáveis e sustentáveis em regiões metropolitanas. Os debates se dividem em quatro eixos temáticos: Gastronomia e acesso a mercados; Gastronomia, agroecologia e agricultura urbana e familiar; Gastronomia e cultura alimentar; e Gastronomia e políticas públicas.

 

Nos dois dias de atividades, das 9h às 17h, a Feira da Agricultura Familiar e Urbana Agroecológica funcionará na rua Goiás, entre avenida Álvares Cabral e rua da Bahia, com comercialização de produtos como folhosas, Plantas Alimentícias não Convencionais, cereais, compotas e quitandas para a população. Na sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 17h, a Feira Gastronômica Cultural e o Palco Cultural animam a chegada do fim de semana com atividades artísticas e comercialização de salgados, comida baiana, milho verde, comida mineira, churrasco, porções e bebidas.

 

 

Política de Segurança Alimentar

Anúncios importantes sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional em Belo Horizonte, como a inclusão de opções vegetarianas na alimentação das escolas municipais e nos restaurantes populares e a assinatura do Programa de Assistência Alimentar e Nutricional Emergencial, serão feitos no evento. A atividade conta, ainda, com workshop, painéis, debates, com a Rua dos Saberes e Sabores, com a Feira da Agricultura Familiar e Urbana, Feira Gastronômica, Tenda de Promoção da Saúde e Palco Cultural.

 

O seminário busca a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de atores para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis, pautados pelos princípios da agroecologia, da alimentação adequada, da soberania e da segurança alimentar. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável, agroecológica e sem fome.

 

Estarão presentes representantes do Programa Alimentação Consciente Brasil da Ong Mercy for Animals, da Articulação Nacional de Agroecologia, dos municípios de Rosário (Argentina), Quito (Equador), São Paulo e Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidades Federal e Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Rede de Intercâmbio de Tecnologias de Alternativas, Slow Food, Senac, Ligue os Pontos, Junta Local, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, além de chefs e empreendedores gastronômicos e representantes de associações da agricultura familiar e urbana.