Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do dia 31/10

PBH realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do dia 31/10

30/10/2019 | 20:13 | atualizado em 01/11/2019 | 09:04

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza, nesta quinta-feira, dia 31, e na sexta-feira, dia 1º de novembro, o 1º Seminário Internacional e 3º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que acontece na sede da Prefeitura, é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e Governos Locais pela Sustentabilidade. 

 

Nesta edição, o 1º Seminário Internacional e 3º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta o tema Sistemas Alimentares para um Mundo sem Fome e entre seus objetivos está pautar as discussões sobre a produção e a circulação de alimentos saudáveis e sustentáveis em regiões metropolitanas. Os debates se dividem em quatro eixos temáticos: Gastronomia e acesso a mercados; Gastronomia, agroecologia e agricultura urbana e familiar; Gastronomia e cultura alimentar; e Gastronomia e políticas públicas.

 

Nos dois dias de atividades, das 9h às 17h, a Feira da Agricultura Familiar e Urbana Agroecológica funcionará na rua Goiás, entre avenida Álvares Cabral e rua da Bahia, com comercialização de produtos como folhosas, Plantas Alimentícias não Convencionais, cereais, compotas e quitandas para a população. Na sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 17h, a Feira Gastronômica Cultural e o Palco Cultural animam a chegada do fim de semana com atividades artísticas e comercialização de salgados, comida baiana, milho verde, comida mineira, churrasco, porções e bebidas.

 

 

Política de Segurança Alimentar

Anúncios importantes sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional em Belo Horizonte, como a inclusão de opções vegetarianas na alimentação das escolas municipais e nos restaurantes populares e a assinatura do Programa de Assistência Alimentar e Nutricional Emergencial, serão feitos no evento. A atividade conta, ainda, com workshop, painéis, debates, com a Rua dos Saberes e Sabores, com a Feira da Agricultura Familiar e Urbana, Feira Gastronômica, Tenda de Promoção da Saúde e Palco Cultural.

 

O seminário busca a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de atores para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis, pautados pelos princípios da agroecologia, da alimentação adequada, da soberania e da segurança alimentar. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável, agroecológica e sem fome.

 

Estarão presentes representantes do Programa Alimentação Consciente Brasil da Ong Mercy for Animals, da Articulação Nacional de Agroecologia, dos municípios de Rosário (Argentina), Quito (Equador), São Paulo e Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidades Federal e Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Rede de Intercâmbio de Tecnologias de Alternativas, Slow Food, Senac, Ligue os Pontos, Junta Local, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, além de chefs e empreendedores gastronômicos e representantes de associações da agricultura familiar e urbana.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23