Pular para o conteúdo principal

Funcionário da SLU, vestido de laranja, retira galhos de um córrego, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

PBH realiza limpeza do rio Arrudas para prevenção de enchentes

criado em - atualizado em
A Prefeitura, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), está limpando, pela segunda vez neste ano, os córregos de Belo Horizonte. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a partir das 8h30, será feita a limpeza do rio Arrudas, na avenida dos Andradas, altura do número 5.695, em frente à Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV) Andradas, no bairro Pompéia.

 

A operação vai contar com 14 garis e terá suporte do Corpo de Bombeiros, que vai orientar os trabalhadores com técnicas de rapel, na descida até o leito do rio, em uma altura de quase sete metros. A expectativa é que sejam recolhidos do local mais de 30 toneladas de lixo.

 

Essa será a primeira etapa da limpeza. Ao longo da semana também serão limpos os pontos próximos a avenida dos Andradas esquina com avenida Mem de Sá; avenida dos Andradas esquina com Silviano Brandão; e avenida dos Andradas esquina com avenida Jequitinhonha (Alto Vera Cruz). O serviço de limpeza está sendo realizado em toda a cidade e visa impedir o assoreamento dos cursos d’água, prevenindo a ocorrência de enchentes durante o período chuvoso. A limpeza, que é feita três vezes por ano, inclui os serviços de capina e roçada, retirada de entulho, lixo e mato.

 

 

Outros córregos

Em Venda Nova, dos 23 córregos da região, 18 já foram limpos. A limpeza do restante será concluída nos meses de agosto e setembro. Um dos córregos em que foi encontrado maior volume de lixo foi o Camões/Madri, no bairro Copacabana. Os garis já haviam retirado 23,5 toneladas de lixo em abril deste ano, mas ao retornarem, no início de agosto, constataram um grande acúmulo de resíduos. “O córrego estava num estado deplorável. Limpamos este trecho dentro da ocupação e agora estamos atuando no restante do curso d’água, menos sujo”, informou o gerente de limpeza urbana de Venda Nova, Clarício Tolentino.

 

De acordo com o gerente, a situação do córrego Camões/Madri não é diferente de outros da região. “Infelizmente a grande maioria desses córregos é alvo de descartes irregulares de resíduos diversos como entulho, terra, lixo comum, material infectante, resíduos químicos, dejetos de esgotos irregulares, móveis, pneus e eletrodomésticos inservíveis, carnes e outros materiais orgânicos estragados e animais mortos (cachorros, gatos e até equinos), entre outros”, relatou.

 

 

Noroeste e Pampulha

Na região Noroeste, a limpeza foi concluída em 12 córregos. No momento, os garis estão limpando os córregos Antônio Henrique Alves e Prentice Coelho, no bairro Caiçara. No Barreiro, dos oito córregos da região, três já foram limpos. O córrego Túnel, no bairro Itaipu, está com a limpeza em andamento. Na Pampulha, dos 16 córregos, 14 foram limpos e os córregos Gameleira e Marimbondo, no Santa Amélia, estão com a limpeza em andamento. Na região Norte, dos 26 córregos, oito já tiveram sua limpeza concluída e quatro estão sendo limpos: Basílio da Gama (Tupi), Isidoro Norte (Xodó Marize), Clarissas (Júlio Maria) e Nossa Senhora da Eucaristia (Júlio Maria).

 

Já na região Leste, dos 13 córregos, seis já tiveram os trabalhos concluídos. Atualmente, os serviços estão sendo realizados no córrego Santa Terezinha (Taquaril). Na região Nordeste, dos 16 córregos, 15 já tiveram os trabalhos encerrados e o córrego da rua Girassol, no bairro Jardim Getsemani, está sendo limpo. Na regional Oeste, a limpeza está sendo feita no córrego Bom Sucesso, no bairro Betânia, e na Centro-Sul, no córrego Bicão (barragem Santa Lúcia). Em Venda Nova, além do córrego o Camões/Madri, as equipes de limpeza também trabalham no córrego Capão, que atravessa os bairros Céu Azul, Piratininga e Lagoinha.