Pular para o conteúdo principal

PBH realiza evento contra a Violência Sexual Infantil

criado em - atualizado em

Uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial e a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, por meio da Adjunta de Assistência Social realizou no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 14h, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

 

O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Polícia Militar, ofertou atividades lúdicas para o público local e contou com apresentações da Banda da Guarda Municipal e de um cortejo de tambores dos adolescentes atendidos pelo projeto Juventude e Polícia.

 

A violência sexual contra a criança e o adolescente assusta e uma questão que dificulta o combate a esse tipo de crime é a subnotificação. Muitos casos não chegam ao conhecimento do poder público. Um importante canal de denúncias é o Disque 100 – número que recebe denúncias anônimas de forma gratuita e que está disponível durante todos os dias da semana, inclusive aos fins de semana e feriados. Em 2015, o número recebeu 79.535 denúncias dessa natureza e no ano passado foram 77.290.

 

No município, os casos de violência sexual são inseridos a partir de encaminhamentos realizados pelos Conselhos Tutelares e pela Promotoria e Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte. Atualmente a cidade conta com Conselhos Tutelares em todas as regionais da cidade. Cada Conselho é composto por 5 integrantes. Os Conselhos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os plantões noturnos e dos finais de semana, são realizados na sede do Conselho Tutelar Centro-Sul.