Pular para o conteúdo principal

Área de agricultura.
Stênio Lima/PBH

PBH realiza consulta pública para identificar áreas com potencial produtivo

criado em - atualizado em

Está aberta a etapa de consulta pública para identificação de terrenos para o credenciamento de novas Unidades Produtivas Coletivas e Comunitárias de Belo Horizonte. Esta etapa consiste em identificar terrenos públicos ou áreas ociosas que poderão ser transformadas em unidades de produção agroecológica (hortas, agroflorestas, pomares, entre outros tipos). As pessoas que desejam fazer indicação deverão preencher o formulário disponível na página da Prefeitura, até o dia 29 de dezembro.

 

Os terrenos públicos indicados serão vistoriados e, não havendo restrições, os espaços serão disponibilizados na próxima etapa do credenciamento. É necessário indicar no formulário se o terreno público, se possui condições como acessibilidade e luz natural, se é um espaço com risco de desmoronamento, além de questões de relevo. É importante informar também se há um grupo interessado em utilizar o espaço como Unidade Produtiva. Na etapa seguinte, as pessoas ou grupos interessados em se habilitar poderão se credenciar diretamente para ocupar as áreas identificadas na consulta.

 

Atualmente, Belo Horizonte possui 50 unidades produtivas coletivas e comunitárias que recebem o apoio da Prefeitura. A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), por meio da Gerência de Fomento à Agroecologia, à Agricultura Familiar e à Agricultura Urbana (GEFAU), incentiva e apoia a implantação e manutenção de unidades produtivas de agricultura urbana, fornecendo capacitação técnica e insumos. As unidades produtivas têm o objetivo de promover a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população.

 

Unidade Coletivas ou Comunitárias

 

As Unidades Coletivas ou Comunitárias podem ser constituídas por diversos tipos de cultivos, tais como: hortaliças, frutíferas, sistemas agroflorestais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), flores, compostagem, criação de animais, entre outros. Estes espaços têm o objetivo de promover a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população e para potencializar a coletividade nas comunidades. Confira os endereços e saiba mais sobre as Unidades Produtivas de Belo Horizonte.