6 Maio 2025 -
O prefeito Álvaro Damião e a secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, receberam, nesta terça-feira (6), representantes de 25 países com consulados honorários e missões diplomáticas em Belo Horizonte. O Café Consular teve o objetivo de estreitar as relações da Prefeitura de Belo Horizonte com as nações e apresentar as estratégias internacionais do município para os representantes oficiais.
“O povo da capital merece uma construção mais arrojada. Quero ver Belo Horizonte sendo destaque no cenário internacional. E não vou resolver isso se estiver daqui. Temos que ir atrás. Aprender de que forma podemos trazer para a capital dos mineiros o que tem de bom nos países de vocês”, afirmou Álvaro Damião para os participantes do Café Consular.
De acordo com o chefe do Executivo, a cidade está de portas abertas para as nações. “Somos modelos também. Nossas escolas municipais de ensinos infantil (EMEI) e fundamental (EMEF) são modelos de ensino público de qualidade no Brasil e para o mundo. Belo Horizonte está preparada para receber quem quer investir. Não há qualquer motivo para não querer investir na cidade. Temos segurança fiscal e incentivos”, destacou o prefeito.
Chyara Sales explicou que o momento é importante e estratégico para a abertura do diálogo entre a PBH e as nações. “As relações estavam desaquecidas. É hora de recolocar BH no centro do mundo e voltarmos para o jogo. Com muita vontade do prefeito Álvaro Damião, vamos pensar a cidade em sua internacionalização, no reordenamento econômico, em infraestrutura urbana, mobilidade e qualidade de vida”.
A secretária adjunta destacou que a articulação internacional para o fomento do negócio em Belo Horizonte deve funcionar a todo momento. “Temos sempre que receber bem. Sentar à mesa e estar presente até o momento da finalização do negócio. E temos estrutura e capacidade para oferecer isso para os atores internacionais. Através dos diálogos internacionais, vamos prospectar e escalar políticas públicas, tornando Belo Horizonte mais competitiva no Brasil e no mundo”.
Confira a lista de países que participaram
Angola
Argentina
Bélgica
Coreia do Sul
Dinamarca
Eslováquia
Espanha
EUA
Finlândia
França
Holanda
Índia
Israel
Japão
Malawi
Marrocos
Peru
Portugal
Reino Unido
Rússia
Síria
Suíça
Trinidad e Tobago
Turquia
Uruguai