Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura de BH, durante o dia.
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH publica edital de lançamento do ISSQN 2019 para autônomos

11/03/2019 | 20:08 | atualizado em 15/03/2019 | 09:12
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, dia 8 de março, o edital de lançamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os contribuintes profissionais autônomos da capital.

 

Segundo o edital, os valores do exercício 2019 são de R$ 229,24 por trimestre para o profissional autônomo com nível superior; e de R$ 114,62 por trimestre para o profissional autônomo sem nível superior.
 
As parcelas do ISSQN 2019 vencerão nos dias 5 de abril (1º trimestre), 5 de julho (2º trimestre); 5 de outubro (3º trimestre); e 5 de janeiro de 2020 (4º trimestre).
 
O contribuinte também poderá pagar o tributo em uma única parcela, com vencimento no dia 5 de abril. As guias de pagamento do ISSQN podem ser emitidas no portal da Prefeitura, no item “Serviços”.
 
O pagamento do imposto fora dos respectivos prazos de vencimento implicará na incidência de juros e multa previstos na legislação municipal. O profissional autônomo contribuinte tem o prazo de 30 dias, a contar da data de publicação do edital do ISSQN, para apresentar reclamação contra o lançamento do tributo.
 
Os profissionais autônomos que tiverem encerrado suas atividades devem acessar o portal da Prefeitura no item ”Serviços”, digitar “Autônomo” no campo de busca, em seguida clicar em “ISSQN - PROFISSIONAL AUTÔNOMO - BAIXA DE INSCRIÇÃO” e fazer a solicitação.
 
 

Classificação

Para classificar economicamente os profissionais autônomos de Belo Horizonte, a Prefeitura adota a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. As atividades econômicas, que estão publicadas no Decreto 12.109 de 15 de julho de 2005, também podem ser consultadas no site da Classificação Brasileira de Ocupações.
 
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incide sobre os serviços prestados por profissional autônomo que exerce suas atividades sob a forma de trabalho pessoal, e que, no exercício de sua atividade, não for auxiliado por mais de três pessoas físicas, com ou sem vínculo empregatício, ou for auxiliado por profissional com habilitação idêntica à sua.
Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Na praça Sete, dez pessoas fazem um alerta sobre o alto número de acidentes no trânsito. No Maio Amarelo, BHTrans alerta sobre imprudência no trânsito

BHTrans está fazendo um alerta sobre os riscos da imprudência no trânsito como parte do movimento internacional Maio Amarelo. 

17/05/2019 | 21:52
Sede do Centro de Referência LGBT Com nova sede, Centro de Referência da PBH amplia atendimentos à população LGBT

Centro de Referência LGBT realizou 434 atendimentos entre janeiro e maio, ultrapassando os 409 realizados em todo ano passado.

17/05/2019 | 20:48