Pular para o conteúdo principal

 PBH promove tour educativo no Cemitério do Bonfim no “Expedições do Patrimônio
Arte/PBH

PBH promove tour educativo no Cemitério do Bonfim no “Expedições do Patrimônio

criado em - atualizado em

Um projeto arquitetônico único, que obedece ao traçado geométrico de Belo Horizonte, e uma profusão de obras de arte dos mais variados estilos, fazem do Cemitério do Bonfim, necrópole mais antiga da cidade, um local emblemático para quem quer conhecer um pouco da história da capital de Minas. É com essa inspiração que a Prefeitura de Belo Horizonte realiza dois passeios educativos na 20ª edição do projeto Expedições do Patrimônio, com o tema “Cemitério do Bonfim: patrimônio cultural de Belo Horizonte”. Os encontros terão como convidada especial Marcelina Almeida, doutora em História pela UFMG e professora de cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da UEMG. Os encontros acontecem nos dias 21 de outubro e 11 de novembro, sábados, das 9h30 às 11h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Portal da PBH. As vagas são limitadas.

Pertencente ao Conjunto Urbano Lagoinha, Bonfim e Carlos Prates, protegido pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, o Cemitério do Bonfim possui também um necrotério tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórica e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Com estilos que vão da Belle Époque, passando pelo Art Déco, ao Modernismo, no Bonfim encontram-se esculturas primorosas e belas obras de arquitetura entre as lápides, túmulos e mausoléus. Espaço de fé e peregrinação, exemplificado pelos fiéis que visitam o túmulo da Irmã Benigna para rezar e agradecer graças alcançadas, o local abriga também suntuosos túmulos que guardam restos mortais de membros da elite política mineira como do ex-governador Raul Soares, e de sepulturas mais simples nas quais as famílias mais modestas enterraram seus mortos.

O Cemitério do Bonfim também faz parte do cenário da maior lenda urbana de Belo Horizonte: “A loira do Bonfim”. Por estas e outras tantas histórias, é possível concluir que este bem patrimonial é bastante representativo da diversidade cultural, política, econômica e social da capital mineira. Além disso, oferece possibilidades para que os visitantes conheçam e compreendam melhor as tradições, crenças, rituais e valores dos belo-horizontinos desde a fundação da capital.

Sobre o Projeto Expedições do Patrimônio

Desenvolvido desde 2019, o Projeto Expedições do Patrimônio é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. A proposta permite, a cada edição, que os participantes aprofundem o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Neste ano, o projeto que, até então, contava com encontros virtuais ou presenciais, passou a oferecer edições com modalidades híbridas. Desse modo, alguns bens são abordados por meio de videoconferência e, posteriormente, recebem visitas educativas in loco.

Serviço

Projeto Expedições do Patrimônio – 20ª edição

Tema:
Cemitério do Bonfim: patrimônio cultural de Belo Horizonte

Encontros presenciais: Dias 21 de outubro e 11 de novembro, sábados, das 9h30 às 11h

Atividades gratuitas (vagas limitadas)

Inscrições: Portal da PBH - www.pbh.gov.br/patrimoniocultural