Pular para o conteúdo principal

PBH promove Semana da Empregabilidade Feminina com cursos e vagas para mulheres
Foto: Giane Alves

PBH promove Semana da Empregabilidade Feminina com cursos e vagas para mulheres

criado em - atualizado em

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte oferecerá uma programação de cursos profissionalizantes e processos seletivos de emprego destinados apenas ao público feminino. A Semana da Empregabilidade Feminina acontecerá entre os dias 13 e 16 de março, com atividades que necessitam de inscrições prévias (informações completas abaixo), realizadas na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares e no SINE BH Resolve.

 

A iniciativa dedicada às mulheres está entre as ações promovidas pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para o estímulo à qualificação e geração de emprego e renda na capital. “Este é um momento importante para darmos luz à força produtiva das mulheres, que compõem quase a metade do mercado de trabalho do país. Elas podem e devem ocupar posições em todas as áreas e segmentos disponíveis”, explica Giane Alves, diretora interina de Qualificação e Intermediação de Mão de Obra da PBH.

 

Os cursos profissionalizantes abertos são direcionados à confecção de ovos de Páscoa e ao desenho de tranças afro para cabeleireiras. As vagas são ofertadas por meio do Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda (PMQER), para mulheres que tenham mais de 16 anos. As inscrições podem ser feitas on-line ou presencialmente no SINE Barreiro, SINE Venda Nova e no BH Resolve, até o próximo dia 9 de março.

 

A seleção dos inscritos será feita por meio de uma avaliação da situação socioeconômica dos candidatos. Os cursos são inteiramente gratuitos e as participantes terão direito a lanche, vale-transporte e material didático. As aulas serão ministradas na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares, principal escola municipal de qualificação profissional para jovens e adultos em Belo Horizonte.

 

Oportunidades para um novo emprego

Dois processos seletivos, em parceria com o Supermercado Verdemar e a empresa de telemarketing AeC, também integram a programação da Semana da Empregabilidade Feminina. Ao todo, serão 20 vagas para operadora de caixa, 10 vagas para auxiliar de serviços gerais e 10 vagas para promotoras de vendas no Supermercado Verdemar, além de 100 vagas para operadora de telemarketing na AeC.

 

Todas as vagas estão disponíveis também para pessoas com deficiência. As candidatas devem ter, no mínimo, 18 anos. Os processos seletivos acontecerão, respectivamente, nos dias 15 e 16, no Sine BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, 3º andar - Centro). As profissionais interessadas devem se inscrever neste link e aguardar as orientações sobre o processo seletivo por meio de contato telefônico.

Detalhes e pré-requisitos para as inscrições nos cursos oferecidos

Ovos de Páscoa

15 vagas

Inscrições: até 9/3

Dias da oficina: 13 e 14/03 - 8 horas aula

Horário: 08 às 12h

Critérios: Apenas para mulheres.

Idade mínima: 16 anos

 

Cabeleireiro-Afro: Desenho com Tranças

15 vagas

Inscrições: até 9/3

Dias da oficina: 13 e 14/03 -  8 horas aula

Horário: 13 às 17h

Critérios: Apenas para mulheres.

Idade mínima: 16 anos.

Necessário curso básico de cabeleireiro afro-tranças.