Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Divulgação/PBH

PBH promove reunião sobre o Prêmio Mestres da Cultura Popular

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam nesta quarta-feira (8), às 19h, reunião pública sobre o Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte. O evento tem o objetivo de aprimorar o edital do prêmio através de um diálogo entre o poder público e a sociedade civil, por meio da escuta das experiências de candidatos e participantes das edições anteriores. Não será necessária inscrição prévia para a participação no encontro. A reunião pública acontecerá no Auditório Juscelino Kubitschek, localizado na sede da SMC/FMC - Avenida Augusto de Lima, 30, 19º Andar - Centro. Mais informações podem ser acessadas no Portal da PBH.

 

O “Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte” foi criado para reconhecer, valorizar e divulgar a atuação dos Mestres e Mestras da cultura popular, responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o Patrimônio Cultural Imaterial da capital mineira. Na última edição, realizada em 2022, foram premiados 25 Mestres e Mestras. Cada contemplado recebeu o prêmio de R$15 mil e um certificado alusivo ao título de “Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte”.

 

O encontro tem como público alvo mestres e mestras que atuam no segmento das culturas populares e tradicionais no município. É voltada ainda aos interessados em contribuir nas discussões sobre este segmento na cidade e em mobilizar possíveis candidatos ao prêmio.

 

A reunião pública será conduzida por servidores da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura. Inicialmente, será exibida uma apresentação sobre o percurso histórico da premiação destacando  os mestres contemplados nas edições anteriores e as mudanças no edital ao longo das edições. Em seguida, estes mestres e mestras presentes se apresentarão e farão o relato sobre suas experiências no processo de inscrição.

 

Após este momento, a sessão será aberta para fala e considerações dos demais presentes, seguindo para as discussões. A reunião também funcionará como mobilização para o 6º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte, cuja data de publicação ainda será definida. Além disso, como mencionado, possibilitará obter informações para aprimorar o edital tornando-o cada vez mais próximo às particularidades do seu público.

 

Segundo Guilherme Araújo, Diretor de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura, o debate sobre o Prêmio Mestres da Cultura Popular é fundamental para que seja possível aperfeiçoar todo o processo de seleção. “É importante sabermos, a partir dos próprios interessados, se houve dificuldades na compreensão do edital e na preparação da documentação. Com escuta sensível, todo diálogo com a sociedade civil pode se tornar uma oportunidade de aprendizagem pelo poder público sobre como suas ações chegam aos munícipes. Dessa forma, este momento será importante para colher informações sobre o recorte conceitual, critérios, procedimentos e outros aspectos do projeto”, completa.