Pular para o conteúdo principal

Carnaval 2026 terá recorde de blocos cadastrados e inscrições para cortejos
Daniel de Cerqueira/Acervo Belotur

Carnaval 2026 terá recorde de blocos cadastrados e inscrições para cortejos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026, reforçando a posição da capital mineira como um dos principais destinos da folia no país, com recorde de blocos cadastrados e previsão de cortejos. Para a festa do próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar, cerca de 8% a mais que em 2025, quando houve 568 registros. Do total, 178 se inscreveram para se apresentar pela primeira vez no Carnaval de BH.

A expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026. Em relação à edição de 2025, houve aumento de cerca de 6% nos desfiles a serem realizados. O número de cortejos pode oscilar até o período oficial da folia, pois alguns blocos acabam desistindo das apresentações. Em média, há desistência de 20% dos desfiles pré-cadastrados, com base nos anos anteriores.

Os dados obtidos durante o cadastramento são essenciais para que a PBH possa planejar a festa em colaboração com outros órgãos públicos. Essas informações permitem antecipar necessidades relacionadas a desvios de trânsito, serviços de limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Além disso, o cadastramento é um requisito indispensável para que os blocos possam se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, que termina nesta quarta-feira (29).

Assim como nos últimos anos, a Belotur vai promover encontros individualizados com todos os blocos cadastrados para tirar dúvidas, em busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

“Mais uma vez, o Carnaval de Belo Horizonte mostra a força da sua cultura e o envolvimento genuíno de quem faz a festa acontecer, que é o povo. O número expressivo de blocos inscritos reflete essa energia coletiva que transforma as ruas em palco de alegria e diversidade. Depois do cadastramento, faremos encontros individuais com cada bloco, momentos de escuta e construção conjunta. Além de alinharmos detalhes operacionais, reforçaremos o convite para que todos se tornem parceiros na construção de uma folia mais sustentável, inclusiva, democrática e segura para todas e todos”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Festa descentralizada

As regionais Centro-Sul e Leste concentram o maior número de cortejos, com 205 e 98 desfiles previstos, respectivamente, seguidas pelas regiões Nordeste (71), Pampulha (74), Noroeste (62) e Hipercentro (51). A presença significativa de blocos também nas regiões Norte (29), Oeste (44), Venda Nova (14) e Barreiro (12) demonstra que a folia está espalhada por todos os cantos da capital, levando a energia do Carnaval para além do Hipercentro e fortalecendo o vínculo da festa com os territórios e comunidades de Belo Horizonte.