Pular para o conteúdo principal

PBH possui unidade para vacinação de pessoas com quadros clínicos especiais
Divulgação/PBH

PBH possui unidade para vacinação de pessoas com quadros clínicos especiais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece um serviço de saúde para atender aqueles que são mais suscetíveis a doenças ou riscos de complicações. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) funciona na Rua Domingos Vieira, 488, 2º andar, Santa Efigênia, e é destinado ao acolhimento de imunodeprimidos, transplantados, oncológicos, recém-nascidos prematuros extremos, pessoas que tiveram contato com agentes infecciosos por motivos profissionais ou que tenham sofrido violência sexual.

Normalmente, essas pessoas precisam de medicamentos, vacinas e outros insumos – como imunoglobulinas – que são oferecidos somente no CRIE. Apenas neste ano a unidade já realizou cerca de 20 mil atendimentos, com a administração de aproximadamente 55 mil doses de imunobiológicos. Dependendo do período do ano, a média de atendimentos vai de 150 a 200 pacientes por dia. No local são aplicadas vacinas como anti-pneumocócica 13 e 23, anti-meningocócica C e ACWY, contra a hepatite A, contra o HPV, haemophilus influenzae tipo B, hexavalente acelular, entre outras, além de imunoglobulinas para exposição de risco.

O atendimento é por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os pacientes encaminhados para o CRIE devem apresentar relatório médico completo, constando a justificativa clínica (diagnóstico) e exames. No caso dos internados, o hospital entra em contato com a equipe solicitando a liberação do imunobiológico. Para isso, é necessário que a unidade hospitalar envie relatório médico, cartão de vacinação, prescrição e exames laboratoriais, quando for o caso.

Aos finais de semana e feriados o CRIE também é referência para o atendimento e aplicação da vacina antirrábica humana. Já nos dias úteis a assistência médica ao paciente que sofreu agressão animal é realizada no centro de saúde.

Outras informações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.

Alinhamento na rede

Para melhorar o acesso aos imunobiológicos especiais disponibilizados no CRIE, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo um alinhamento para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária e da Rede Especializada do SUS-BH. Durante o treinamento, que é virtual, os profissionais conhecem os imunobiológicos especiais disponíveis e os principais critérios de encaminhamentos.

Também faz parte da capacitação o esclarecimento de dúvidas a respeito do fluxo de solicitação. Essa ação faz parte do Programa de Educação Permanente em Saúde (ProEP).