Pular para o conteúdo principal

Mulher acessa serviço “Saúde BH online” permite acesso a resultados de exames realizados nos centros de saúde da capital pela internet.
Foto: Divulgação PBH

PBH permite acesso a resultados de exames pela internet

criado em - atualizado em
Maior comodidade e economia para o cidadão. O serviço “Saúde BH online” permite acesso a resultados de exames realizados nos centros de saúde da capital pela internet, no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).


Para utilizar o Saúde BH online, basta o passar o cursor do mouse sobre “acesso rápido”, e, em seguida, clicar em “resultado de exames”. Uma nova aba será aberta em seu navegador. O usuário pode digitar seu nome e número do pedido de exame, fornecido no momento da coleta. 


A página é intuitiva e facilita para o usuário a conferência dos resultados de exames. Fazendo tudo virtualmente, a população colabora com a redução do uso de papel, evitando desperdício e ajudando a proteger o meio ambiente. Porém, caso o usuário sinta necessidade, o site também oferece a opção de imprimir o material. 


A auxiliar administrativa Agnes Lopes aprova o serviço. “É mais sustentável e também facilita o dia a dia; a gente não precisa ficar carregando papel, porque já fica lá gravado no computador, no celular, é muito mais fácil de acessar.”


“O Saúde BH online promove facilidade no acesso e comodidade ao paciente, já que ele não necessita se deslocar até o centro de saúde. Além disso, muita gente fica ansiosa para saber se o resultado foi liberado, e desta forma, é possível saber previamente. Facilita também o processo para a unidade de saúde, porque toda informação já está ali, qualifica o trabalho e gera economia de recursos”, explica a gerente de Apoio Diagnóstico, Geralda Rufino.


No caso de pacientes que fazem o exame e também a consulta na Rede SUS-BH, os resultados já constarão em seu prontuário eletrônico e não há a necessidade de impressão. Basta o médico acessar o sistema. Já pacientes da rede privada, que fazem exames via SUS e depois o acompanhamento pela rede privada, é só informar ao médico os dados para conferir o resultado do exame. Os resultados demoram de 48 a 72 horas, dependendo do tipo do exame. 


A produção média mensal dos laboratórios distritais e municipal foi de mais de 530.700 exames, no ano passado. Entretanto, apenas 23% foram visualizados por usuários por meio da internet. 


Na Rede SUS-BH são realizados cerca de 130 tipos de exames, como hemogramas completos, urina rotina, dosagem hormonal, dentre outros. Desses, 96% são realizados nos laboratórios da própria Rede SUS-BH. O restante é feito pela rede conveniada.


Com o acesso facilitado ao resultado de exames pela internet, a Secretaria de Saúde espera por uma grande economia de insumos (como papel e tinta de impressora), além de otimização dos fluxos de trabalho e uma maior agilidade no atendimento nos 152 Centros de Saúde.