Pular para o conteúdo principal

PBH participa do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana
Foto: Bernardo Ribeiro

PBH participa do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação

criado em - atualizado em


Uma delegação da Prefeitura de Belo Horizonte, chefiada pela secretária Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales, participou nesta semana do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, evento que ocorreu pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro. A edição teve como tema "Comida para nutrir a justiça climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo". 

O acordo internacional entre prefeitos é uma iniciativa para fomentar políticas de segurança alimentar e reduzir as taxas de desnutrição e desperdício de alimentos nos ambientes urbanos. Belo Horizonte sempre foi referência nesse quesito, com a valorização das unidades de agricultura urbana, seguindo uma tendência mundial, e o pioneirismo dos restaurantes populares, que servem em média 10 mil refeições por dia. 

Durante os três dias de evento, mais de 500 delegados de 162 cidades de todo o mundo participaram de debates e apresentação de projetos e resultados. A Prefeitura de Belo Horizonte, ao lado da cidade de Rosário (Argentina), foi a responsável pela organização do Fórum Regional do Pacto de Milão, que pela primeira vez aconteceu dentro da programação do evento global. 

"É sempre muito rico quando temos a oportunidade de estar frente a frente com lideranças de cidades tão importantes em nível global, dialogando, trocando experiências e mostrando que Belo Horizonte prioriza suas iniciativas de sustentabilidade e segurança alimentar como pontos essenciais para o nosso desenvolvimento", afirma Chyara Sales. 

O Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana reúne 37 ações, agrupadas em seis categorias (Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento), para serem aplicadas como políticas alimentares nas cidades signatárias. 

“O acesso à alimentação é um desafio global, mas o contexto sul-americano apresenta pressões ainda mais complexas e particulares. Localizar as discussões do fórum na região permite atuarmos em conjunto com parceiros locais atendendo demandas e propondo soluções sensíveis às peculiaridades da América do Sul”, comenta Bernardo Ribeiro, Diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Durante o Fórum, foram debatidas as metas para o próximo biênio, até 2025, quando será realizada uma nova edição do encontro. Em âmbito regional, será elaborado também um documento no qual serão definidos indicadores específicos para cada ação recomendada, a fim de monitorar os avanços na implantação do acordo na América do Sul.