Pular para o conteúdo principal

PBH participa de eventos preparatórios para a conferência da ONU sobre clima
Divulgação/PBH

PBH participa de eventos preparatórios para a conferência da ONU sobre clima

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou, de terça-feira (16) a esta quinta-feira (18), de diversas atividades preparatórias para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em Belém em 2025. Entre os eventos promovidos essa semana estão o XXIX Encontro Nacional do CB27, que reuniu na capital do Pará, secretários e secretárias municipais de Meio Ambiente das capitais brasileiras com o objetivo de debater o protagonismo dos governos locais e regionais na agenda climática mundial.

A PBH também participou do Fórum Urbanshift, que tratou, entre outras coisas, de estratégias de financiamentos para projetos sustentáveis nas cidades da América Latina. A programação contou com a participação de entidades internacionais e teve como foco ampliar o debate sobre o clima, preparando governos, instituições e organizações para a COP 30. Além do secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, também participaram das atividades o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH, Bruno Passeli, o diretor de Gestão Ambiental da SMMA, Dany Amaral, e a diretora de Planejamento Estratégico Ambiental da secretaria, Lêda França.

Coordenado pelo ICLEI, Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, e pela fundação alemã, Konrad Adenauer, o XXIX Encontro Nacional do CB27 buscou “promover o diálogo multissetorial envolvendo autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da academia, de comunidades locais, do terceiro setor e demais representantes da sociedade civil, a fim de debater sobre estratégias para transformar compromissos ligados à Sustentabilidade em ações efetivas”.

Para o secretário municipal interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, este debate é estratégico pois é nas cidades que efetivamente as pessoas sentem os efeitos das mudanças climáticas. “É na cidade que o cidadão mora. É na cidade que as pessoas sentem os efeitos relacionados ao aquecimento global, por exemplo. E também é na cidade que esses efeitos podem ser combatidos e uma relação exitosa com o Meio Ambiente pode realmente acontecer. Então apresentar nossas experiências e conhecer as experiências de outras capitais pode realmente ter um efeito prático em todo esse debate. A árvore é plantada no solo de uma cidade. O rio é despoluído dentro de uma cidade e nosso papel, como gestores desses espaços, pode sim ajudar a nossa população a ter uma vida melhor”, explicou Gelson.

Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.

Financiamento Verde

O XXIX Encontro Nacional do CB27 acontece em conjunto com o 3º Encontro Nacional do ICLEI, com o Fórum de Cidades Amazônicas (FCA) e também com o encontro do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul. O CB27 foi fundado durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012 (Rio+20). Com o apoio da Fundação Konrad Adenauer em parceria com o ICLEI América do Sul, ele fomenta importantes debates sobre políticas públicas e suas aplicações no contexto de cada cidade do Brasil.

Outra atividade importante que fez parte dos debates em Belém foi o Urbanshift Fórum da América Latina, que teve como foco o tema do financiamento para cidades verdes e resilientes. O Fórum ofereceu oportunidades de capacitação e networking para cidades de toda a América Latina apresentando abordagens integradas e sustentáveis para o desenvolvimento, além de estratégias inovadoras para financiar esses projetos. Entre os temas tratados estão a Acomodação do Crescimento Urbano, Economia Circular e Acesso ao Financiamento do Clima Urbano.