Pular para o conteúdo principal

Homens e mulheres reunidos em volta de uma mesa de reunião. Todos vestidos formalmente, de paletó preto e cinza.
Foto: Urbel

PBH participa de acordo para o reassentamento de famílias

criado em - atualizado em

Até o final de 2017, o Programa Judicial de Conciliação para Remoção e Reassentamento Humanizados de Famílias do Anel Rodoviário e BR-381 (Concilia BR-381 e Anel) vai reassentar de forma definitiva 264 famílias: 119 que atualmente são beneficiárias do aluguel social e 145 de comunidades da região Nordeste de Belo Horizonte (Vila da Paz e Vila Pica Pau). Esse foi o compromisso do acordo assinado no último dia 26, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Justiça Federal, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal, e Comunidade de Moradores em Área de Risco de Belo Horizonte (CMAR).

 

Segundo o diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite Pereira, o reassentamento é um ponto crítico de qualquer intervenção e a Urbel usará toda a sua experiência para desempenhar da melhor forma o papel que lhe foi atribuído. "A instituição possui um histórico de diálogo que pretendo honrar nessa e em outras obras da cidade”, ressaltou.

 

Quem manifestou satisfação por ser contemplada nesta primeira etapa do reassentamento foi a moradora da Vila da Luz, Cristiane Alves Ribeiro. “Moro na vila há mais de vinte anos e estou muito feliz em poder mudar. A gente mora na vila por falta de opção. Mas lá não é lugar de nenhum ser humano viver. Já perdi um irmão e meu menino mais velho já foi atropelado. Casa nova é vida nova”.

 

Outros casos ainda poderão ser incluídos nessa primeira etapa de reassentamento definitivo mediante aprovação do Conselho Executivo do Programa, composto por representantes das instituições participantes do Concilia BR-381 e Anel. Na segunda etapa, serão reassentadas 1.090 famílias da Vila da Luz, Vila Puc, Vila São José e bairro Bom Destino.