Pular para o conteúdo principal

PBH oferta curso profissionalizante para usuários de unidades socioassistenciais
Foto: PBH/Divulgação

PBH oferta curso profissionalizante para usuários de unidades socioassistenciais

criado em - atualizado em

O Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER) da Prefeitura de Belo Horizonte contabilizou em 2023 mais de 1 mil certificados em cursos profissionalizantes para pessoas que são acompanhadas por equipes de unidades assistenciais do município. Foram investidos mais de R$ 1,6 milhão nos cursos oferecidos com disciplinas nas áreas de usinagem, construção civil, beleza, culinária, prestação de serviços e informática.

De forma gratuita, os cursos profissionalizantes são disponibilizados com o objetivo de fortalecer conhecimentos e habilidades, tornando os participantes aptos à entrada no mercado de trabalho ou criando uma base sólida que possibilite iniciativas empreendedoras.

Acompanhada pelo CRAS Petrópolis desde 2007, a dona de casa Francirene Fonseca Silva concluiu o curso de Corte e Costura e viu no Programa de Qualificação Profissional a oportunidade de gerar renda para a sua família. “Eu nunca tinha operado uma máquina de costura, e graças ao trabalho da equipe do CRAS, tive a possibilidade de participar de um curso que me capacitou para o mercado de trabalho e pode abrir portas pra mim. Sou extremamente grata e espero colocar em prática o que aprendi e conquistar o meu espaço”, destaca.

A divulgação mensal dos cursos ocorre em todas as unidades socioassistenciais, incluindo os CRAS, CREAS e as Diretorias Regionais de Assistência Social (DRAS), nas Unidades de Acolhimentos Institucionais e nos Centros Pops, com as equipes de referência encarregadas de identificar o público prioritário e encaminhá-lo para as oportunidades.

Além disso, as equipes de referência das Entidades e Organizações de Assistência Social parceiras possibilitam inscrições diretas dos usuários, promovendo um acesso mais amplo à qualificação profissional.

Destaque especial vai para a execução descentralizada dos cursos, ocorrida em 2023 em quatro unidades socioassistenciais - CAC Jardim Montanhês, CRAS Santa Rosa, CRAS Paulo VI e CRAS Petrópolis-, visando facilitar o acesso especialmente para mulheres que, em sua maioria, desempenham papéis de cuidado, promovendo assim a autonomia para as famílias atendidas no SUAS-BH.

Mais Proteção

O Programa se constitui como uma retaguarda de mais proteção social para os membros das famílias acompanhadas pelas equipes de referência dos serviços socioassistenciais. As equipes são responsáveis pela identificação do público prioritário e encaminhamentos para a inserção nos cursos, mas a procura direta dos usuários também é acolhida no processo de inscrição, ou seja, é possível que os próprios usuários solicitem o acesso aos cursos diretamente na sede das unidades.