Pular para o conteúdo principal

PBH realiza programação ampla em toda a cidade para celebrar Mês das Crianças
Ricardo Laf/ PBH

PBH oferece programação ampla em toda a cidade para celebrar mês das crianças

criado em - atualizado em

Encontros que se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Nesse mês das crianças, apresentações teatrais, exposições, oficinas, exibições de filmes, brincadeiras e muitas outras atrações estão na programação especial realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte. As atividades acontecem nos museus, centros culturais, teatros, cinema e bibliotecas, geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, além de ruas e praças. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

Museus

Os museus públicos municipais convidam o público infantil a participar de visitas mediadas e oficinas que experimentam o cinema de animação, contação de histórias e jogos que exploram o brincar. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) inaugura uma nova sala para atividades educativas, além de oferecer a “Oficina de Construção e Colagem de Casas em Miniatura”. No Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) será realizada a "Oficina de Produção de Curta-metragem", que explora uma técnica de stop motion convidando as crianças a produzirem suas próprias sequências de animação. Já o Museu da Moda (MUMO) oferece oficinas para confecção de bonecas e carimbos, além de contação de histórias que abordam o universo da moda com o público infantil. 

Na Pampulha, os jardins do paisagista Roberto Burle Marx são ambientes para a diversão e aprendizado: "Tardes Líquidas", “Hoje tem Baile!” e “Filme no Baile” são oficinas de lazer cultural ofertadas na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design; “Oficina Infantil de Livro de Artista”, ateliê aberto especial para a primeira infância e contação de histórias no Jardim do Museu de Arte da Pampulha; e "Oficina de Produção de Ecobags", do Museu Casa Kubitschek, estão entre as diversas atividades oferecidas nos espaços. As atividades integram o projeto "Museus Pampulha".

Cinema

Dialogando com o Dia das Crianças e o Dia Nacional do Livro, ambos comemorados no mês de outubro, a seleção especial de filmes do Cine Santa Tereza traz deliciosas adaptações literárias para encantar crianças e adolescentes. A programação do “Especial Infantil” conta também com quatro sessões programadas pelo “Festival Cinema de Brinquedo”, a exibição da animação nacional “Chef Jack” (2023), de Guilherme Fiúza, integrando as atividades do Circuito Municipal de Cultura, além de uma sessão de curtas ecológicos de Laly Cataguases, com destaque para o lançamento de “Felícia e os Super-resíduos do Bem” (2023), que tem participação de Fernanda Takai e Maurício Tizumba na dublagem. A programação especial do mês das crianças presta, ainda, uma homenagem ao centenário do escritor mineiro Fernando Sabino, com a exibição do longa “O Menino no Espelho” (2014), também do diretor Guilherme Fiúza.

Centros Culturais, Bibliotecas e CRCP Lagoa do Nado

Os Centros Culturais municipais oferecem mais de 100 atividades gratuitas, que acontecem em todas as regionais da cidade, nos 17 equipamentos culturais descentralizados. A Programação Especial da Cultura das Infâncias e Adolescências acontece ao longo do mês de outubro e integra o Projeto “Territórios Criativos”. A iniciativa, realizada desde 2014, tem o objetivo de potencializar os laços entre o público e os artistas das regiões em que os Centros Culturais estão localizados, a partir de uma programação cultural diversa e transversal.

Entre as atrações de outubro estão brincadeiras, jogos, gincana, contação de histórias, exibição de filmes, apresentações artísticas, oficinas de artes e artesanato, entre outras atividades. Os centros culturais e bibliotecas desenvolvem programações contínuas ao longo de todo o ano dedicadas à infância e adolescência, e é importante ressaltar que a “Escola Livre de Artes Arena da Cultura” realiza ações formativas em todos os Centros Culturais, em especial a ação "Brinquedos e Brincadeiras", encontros que se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Já as Bibliotecas recebem uma série de atividades de narração de histórias, além de oficinas, por meio do Projeto “Promoção da Leitura”.

Entre os destaques da programação especial, está a 8ª edição “Descontorno Cultural” - Mostra dos Centros Culturais Municipais de BH que acontece nos dias 14 e 15, em toda a rede espalhada pelas nove regionais. Um momento de festa, com cerca de 200 atrações artísticas, de diferentes linguagens. No Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC), a programação oferta oficinas de artes visuais e artesanato voltada para crianças e adolescentes, além de aulas de capoeira e encontros de brinquedos e brincadeiras, em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

As atividades do Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBI) incluem a Gincana Cultural, Brinquedoteca, Oficinas de Dança, Teatro, Canto e Capoeira. Com aulas alegres e divertidas, as crianças são convidadas a usar toda a sua imaginação para vivenciar essas práticas como forma de invenção e expressão. No Centro Cultural Jardim Guanabara (CCJG), a criançada poderá curtir oficinas de ilustração e graffiti, já no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO), oficina de pique-esconde, aulas de samba de roda, maculelê e jongo. Os instrumentos musicais não ficam de fora, com a oferta de aulas de violão básico no Centro Cultural Lindéia Regina (CCLR) .

No Centro Cultural São Bernardo (CCSB), o Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte promete encantar os pequenos. A artista Lola Lopes também preparou um show especial para o espaço, com a mistura de vários ritmos, como pop, funk e hip-hop. O espaço também conta com oferta de oficinas de artes circenses e com a exposição literária “Era uma vez – Charles Perrault”, que apresenta painéis ilustrados com trechos de contos de fadas.

No Centro Cultural Salgado Filho (CCSF), a “Manhã Cultura” promove Jogos culturais diversos, em parceria com o “Projeto Bom na Bola, Bom na Vida”, além de uma divertida oficina de história em quadrinhos. No Centro Cultural São Geraldo (CCSG), a “Narração de Histórias com Rita Aragão” traz a temática afro-brasileira e os contos como linha de frente, apresentando histórias baseadas nas brincadeiras de infância. Todos os 17 centros culturais municipais desenvolveram atividades para a Programação Especial das Crianças, e a relação completa de atividades pode ser consultada no site Portal Belo Horizonte e na descrição detalhada abaixo.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) também oferece programação infantil especial ao longo do mês de outubro. O equipamento, que conta com oficinas mensais de promoção da leitura e escrita, realiza atividades literárias como “Três Histórias Pra Se Pensar Na Vida” e o sarau “Que Papelão!”. A biblioteca também recebe a apresentação do “Coral dos Desafinados” e a “Manhã Encantada: Um passarinho me contou, com Cia Pé-de-Moleque”, um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias, leituras compartilhadas e oficinas literárias para crianças e bebês. A programação também é intensa no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP), com apresentação do espetáculo "Aruanda para Crianças", narração de histórias, workshop de construção de brinquedos, e muito mais.

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, também oferece uma programação especial no mês de outubro, com espetáculos teatrais, shows, exibições de filmes e outras atrações. As atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília, Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, Cine Santa Tereza, além de praças e ruas localizadas no Território L4 (bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril).

Entre os destaques da programação está o espetáculo “Quem é você?”, da Toda Deseo, uma criação original que conta a história de Biba, personagem que vive em um armário aos cuidados de uma enorme aranha, e que decide aventurar-se pelo mundo. Ele acontece no Teatro Francisco Nunes, assim como o show “Música de Domingo - MPBaixinhos”, projeto que traz as principais canções da música infantil brasileira, das cantigas de roda aos grandes hits dos anos 80, em um musical lúdico, com circo, dança e fantoche.

O Teatro Marília recebe “Xabisa”, peça com Michelle Sá e Alexandre de Sena que propõe um encontro cultural afro-brasileiro, trazendo referências da cultura bantu, da dança Gumboot, ambas originárias da África subsaariana - e da arte do palhaço, utilizando uma linguagem teatral negra contemporânea e cômica. Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e a Praça Ernesto Che Guevara (Bairro Conjunto Taquaril) recebem o espetáculo “Daqui Pras Gerais com Zé Viola e Cavaquinho”, do Grupo Caras Pintadas, um espetáculo baseado no cancioneiro popular mineiro para crianças de todas as idades. A programação completa do Mês das Crianças do Circuito Municipal de Cultura pode ser acessada no site Portal Belo Horizonte.