8 November 2024 -
A PBH marcou presença no debate sobre inovação aberta durante o 3º Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, nesta sexta-feira (8), organizado pela Rede em parceria com a Escola Superior Dom Helder. A PBH foi representada pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município - Prodabel, Jean Mattos, em mesa redonda ao lado Gustavo Macena, presidente do P7 Criativo, e Janayna Bhering, especialista em inovação aberta, conselheira e membro da FUNDEP.
Durante sua fala, o diretor-presidente da Prodabel destacou a importância de entender a inovação aberta enquanto uma abordagem dinâmica e colaborativa, capaz de gerar inovações tecnológicas e melhoria nos serviços a partir da cooperação com agentes externos, evidenciando também os benefícios que a iniciativa pode trazer especialmente para o setor público, acelerando o processo de inovação, reduzindo custos e riscos e possibilitando que a administração pública tenha acesso a novas ideias, tecnologias e perspectivas e também fomente o ecossistema empreendedor e de inovação.
Jean ainda chamou a atenção para a importância de estabelecer uma cultura de experimentação, com capacitação em metodologias de experimentação e um ambiente seguro para o exercício da tentativa e acerto, bem como para falhas, se valendo sempre de dados e evidências para gerar soluções e possibilitar tomadas de decisão bem informadas. “A inovação aberta, especialmente no setor público, é importante para estarmos sempre atentos e conectados com o que há de novo, nos possibilitando criar uma rede de contatos e parceiros, além de fomentar uma cultura interna de inovação, buscando soluções criativas e inovadoras para enfrentar os desafios da cidade. No entanto, também é preciso estarmos atentos, conhecer e mapear bem nossos problemas, para então buscarmos a resposta”, ressaltou.
O diretor-presidente ainda apresentou alguns cases da PBH voltados para o tema, enfatizando a importância deles dentro da construção de Belo Horizonte enquanto uma cidade inteligente, como o Laboratório de Inovação Aberta - BH Lab, importante instrumento de cocriação de soluções, investimento no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, uma das principais pontes entre a academia, o governo e as organizações, o edital PBH Inova, primeiro ciclo de inovação aberta da prefeitura, realização de hackathons e outras medidas que visam desburocratizar o acesso a informações e o relacionamento com a administração.
A Rede Mineira de Laboratórios de Inovação reúne quase 20 laboratórios de instituições públicas e acadêmicas , visando estimular a inovação de maneira colaborativa e promover a troca de experiências.