Pular para o conteúdo principal

Placa de estacionamento rotativo na rua Alvares Cabral, prédios e árvores ao fundo.
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH libera rotativos no Hipercentro aos sábados em dezembro

29/11/2017 | 09:36 | atualizado em 26/12/2017 | 09:35

Nos dias 9, 16 e 23 de dezembro (sábados anteriores ao Natal), as áreas de estacionamento rotativo localizadas no perímetro e interior do Hipercentro de Belo Horizonte serão liberadas para estacionamento sem a necessidade de utilização do talão. A Portaria BHTRANS DSV 029/2017, que autorizou a liberação, foi publicada na edição do dia 28/11/2017 do Diário Oficial do Município.  A medida vai liberar cerca de 1000 vagas e visa facilitar a vida dos consumidores no período das compras de Natal.
 

Hipercentro é a área compreendida pelo perímetro iniciado na confluência das avenidas do Contorno e Bias Fortes, seguindo por esta até a Rua Rio Grande do Sul, por esta até a Rua dos Timbiras, por esta até a Avenida Bias Fortes, por esta até a Avenida Álvares Cabral, por esta até a Rua dos Timbiras, por esta até a Avenida Afonso Pena, por esta até a Rua da Bahia, por esta até a Avenida Assis Chateaubriand, por esta até a Rua Sapucaí, por esta até a Avenida do Contorno, pela qual se vira à esquerda, seguindo até o Viaduto Jornalista Oswaldo Faria, por este até a Avenida do Contorno, por esta, em sentido anti-horário, até a Avenida Bias Fortes, e por esta até o ponto de origem. Confira a região no mapa.

 MAPA HIPERCENTRO.png

 

Estacionamento Rotativo

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 22.236 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 103.439 oportunidades de estacionamento em 865 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 534 postos de venda credenciados da capital.
 

O Rotativo é um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos.
 

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.