Pular para o conteúdo principal

PBH leva ação de combate ao abuso e à exploração sexual à Feira da Afonso Pena, neste domingo
Gregory Rodrigues/PBH

PBH leva ação de combate ao abuso e à exploração sexual à Feira da Afonso Pena, neste domingo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, neste domingo (18), a partir das 9h, na Feira da Afonso Pena, uma ação de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O motivo da ação é o Maio Laranja, destacado nacionalmente como o mês de enfrentamento a esse tipo de crime.

Serão realizadas ações lúdicas, com a presença do Teatro de Mobilização Social MOBS e a equipe de arte-educação do Centro Pop Miguilim, e educativas, com a panfletagem de materiais informativos, para chamar a atenção de quem passa pela Feira. A subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães, explica a necessidade de lançar luz ao tema em uma atividade tão tradicional na vida da população belo-horizontina e de turistas. “Para que a sociedade enfrente e supere essa grave situação, é preciso conhecer muito bem o problema. Isso vai ajudar famílias, crianças e adolescentes a identificarem situações e denunciarem, quando uma violação de direitos desse tipo acontecer”.

Durante o fim de semana, espaços públicos, como a sede da Prefeitura e a Praça da Estação, estarão iluminados na cor laranja, reforçando o chamado e o olhar da cidade para a proteção de crianças e adolescentes. Um grande balão alusivo ao tema também está instalado na sede da PBH.

18 de maio

A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter o corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória (ES). O crime permanece impune, mas demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no país. Neste ano, a mobilização nesta data completa 25 anos.