Pular para o conteúdo principal

PBH lança o curso a distância “Conexão agroecológica”
Stênio Lima/PBH

PBH lança o curso a distância “Conexão agroecológica”

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia Nacional da Agroecologia, celebrado nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Belo Horizonte abre as inscrições para a primeira edição do curso Conexão Agroecológica, na modalidade EAD (Educação a Distância). As aulas serão disponibilizadas em formato virtual na plataforma de ensino a distância da Prefeitura de Belo Horizonte, com as atividades assíncronas. São 150 vagas preenchidas conforme a ordem de inscrição. O curso é gratuito e as pessoas interessadas já podem se inscrever através do formulário disponível no Portal da Prefeitura, até o dia 10 de outubro.

As pessoas classificadas receberão, entre os dias 18 e 20 de outubro, um e-mail com orientações e acesso liberado para as aulas a partir do dia 23 de outubro. Como as atividades são assíncronas, cada participante pode fazer o curso no próprio ritmo, mas para a emissão do certificado, todas as atividades devem ser concluídas até o dia 23 de dezembro. Ao longo do curso os participantes podem conversar entre si e recorrer à facilitadora, caso haja alguma dúvida, pelos fóruns de discussão ou e-mail.

Buscando ampliar o acesso à informações, temáticas e debates relacionados à agroecologia, as aulas abordarão temas como Introdução à Agroecologia, Equilíbrio do Sistema Agroecológico e Manejo do Solo e da Fertilidade do Sistema, Sistemas Agroflorestais, Plantas Alimentícias Tradicionais e Não Convencionais, Plantas Medicinais, Socioagrobiodiversidade e Sementes Crioulas, Compostagem, Gestão de Resíduos e Saneamento Ambiental, Jardins e Quintais Produtivos, Transição Agroecológica, certificação orgânica e economia popular solidária, entre outros.

O curso apresenta uma carga horária total de 22 horas e está estruturado em 14 módulos. Cada módulo possui um tema central a ser trabalhado através de recursos pedagógicos, como audiovisuais, referências bibliográficas e materiais de apoio (videoaulas, cartilhas, textos, livros, músicas, podcasts), além de atividades teórico-práticas, fóruns de discussão e notícias sobre agroecologia, que ajudarão o participante a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Ao final de cada módulo, após acessar os recursos pedagógicos, o participante deve concluir o exercício proposto para avançar para o próximo módulo.

 

O Conexão Agroecológica é oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN), ligado à Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte e elaborado para que todas as pessoas que se interessam pelo tema, independente do prévio conhecimento sobre o assunto, possam acessar o conteúdo, estudar e se aprofundar em discussões e dimensões que envolvem a construção da agroecologia, principalmente enquanto prática, movimento social, ciência e saberes tradicionais e populares.