Pular para o conteúdo principal

Imagem de hipopótamo
Foto: Daniel Alves

PBH lança material educativo sobre o Dia Mundial do Hipopótamo

criado em - atualizado em

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia Mundial do Hipopótamo, animal de origem africana que consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção na categoria “Vulnerável” (IUCN, 2020-3). Para lembrar a importância de controle das ações que impactam diretamente na conservação desta espécie, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica disponibilizou em seu site um material educativo gratuito com curiosidades e hábitos deste animal, um dos mais procurados e queridos pelos visitantes do Zoo de Belo Horizonte, administrado pela Fundação.

O material educativo é composto de um livro para colorir para donwload, contendo várias espécies de animais do Zoo, inclusive o hipopótamo. Há ainda um livro ilustrado que serve como guia para passeio na Zoobotânica e um texto que traz diversas curiosidades sobre a espécie. A ideia é permitir que as pessoas – pais, professores e alunos de todas as idades  –tenham acesso ao conteúdo educativo, mesmo sem as tradicionais atividades presenciais que aconteciam no Zoo nessas datas comemorativas antes da pandemia.

Vale destacar que os hipopótamos da Fundação formam uma família. A fêmea adulta Geriza,chegou ao Zoo em 1991. Em 2013 ela tornou-se mãe do macho Kito, hoje com seis anos de idade e, em dezembro 2017, da pequena Aisha. Lembrando que o pai de Kito e de Aisha, Toquinho, faleceu em junho de 2017, de causas naturais. Atualmente, os três hipopótamos ocupam dois recintos do Jardim Zoológico (o macho separado e mãe e filha, juntas).

 

Curiosidades

É uma espécie vulnerável à extinção. Sofre com a caça para troféu e perda de habitat para agricultura e desenvolvimento urbano. Existem apenas duas espécies de hipopótamo não extintas atualmente no mundo: o hipopótamo pigmeu (Choeropsis liberiensis) e o hipopótamo comum (Hippopotamus amphibius). Atrás apenas dos elefantes e rinocerontes, os hipopótamos são o terceiro maior mamífero terrestre em termos de peso, podendo variar de uma tonelada e meia a quatro toneladas e meia. Suas características são o corpo cilíndrico e maciço, pele nua e tonalidade cinzento-escura.

Esses animais podem permanecer até cinco minutos embaixo d’água sem precisar respirar, pois suas narinas se fecham quando submergem: sua cabeça e orelhas possuem membranas que evitam que a água entre nelas durante o mergulho. Não é à toa que a palavra grega que originou o nome hipopótamo significa “cavalo de rio”.

Pela necessidade de viver na água, eles passam o dia submersos, protegendo-se do sol intenso e buscando manter a temperatura do corpo baixa. Quando anoitece, saem da água em busca de alimento. Exclusivamente herbívoros, costumam se alimentar de plantas aquáticas, ervas e folhas. Os filhotes, que ficam cerca de um ano se alimentando do leite materno, geralmente começam a comer grama e pasto a partir do terceiro mês de vida.

O acasalamento, o nascimento e até a amamentação dos hipopótamos ocorre dentro da água. As fêmeas parem geralmente um filhote por vez; gêmeos são raros e a gestação dura de 240 a 270 dias.

O que muita gente não sabe é que o suor desses animais, que aparenta ser sangue devido à sua cor avermelhada, é resultado da presença de dois ácidos que têm um papel importante na proteção da pele dos hipopótamos. Além de impedirem o crescimento de bactérias, esses ácidos também servem como filtro solar, bloqueando raios ultravioletas.

Outra curiosidade é que se os dentes de um hipopótamo (que chegam a ter 22 cm) se quebrarem, voltarão a crescer.

Material educativo disponível em site, menu “educação ambiental”.