Pular para o conteúdo principal

PBH inicia curso de formação para novos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental
Adão de Souza/PBH

PBH inicia curso de formação para novos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta semana a formação dos 22 novos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental que vão iniciar os trabalhos de Fiscalização na capital. O Programa de Capacitação, Formação e Qualificação da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental tem carga horária de 520 horas/aula. Em 2024, outros 57 profissionais desse mesmo concurso já haviam sido nomeados. 

Oferecido pela Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), o programa tem como objetivo inserir os novos servidores nas atividades de fiscalização, de acordo com as diretrizes que regem a atuação profissional.

O curso contempla aulas teóricas e práticas, abordando temas como direito administrativo, ética e integridade na fiscalização, legislação urbanística e ambiental, recursos hídricos e do solo, poluição sonora e atmosférica, defesa do consumidor, entre outros. 

Os novos fiscais integrarão o quadro da SMPU, contribuindo para tornar Belo Horizonte uma cidade mais sustentável, limpa, segura e inclusiva. A carreira atua nas atividades controle urbanístico e ambiental e se tornou referência nacional pelo planejamento, execução de ações e atuação integrada e intersetorial com órgãos municipais de meio ambiente, limpeza urbana, obras, segurança, defesa civil, entre outros.