Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH inicia aplicação de dose reforço contra a Covid-19 em idosos de 81 a 79 anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai aplicar, a partir da próxima segunda-feira, dia 13, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos de 81 a 79 anos, que será feita com o imunizante da Pfizer. Poderão se vacinar os idosos que estão nesta faixa etária e que tomaram a segunda dose.

Os usuários que têm esta idade e receberam a vacina AstraZeneca, não devem comparecer aos locais de vacinação. Por esta mesma razão, as pessoas de 85 a 82 anos ainda não foram convocadas.

A aplicação da terceira dose nas pessoas de 81 a 79 anos acamadas ou com mobilidade reduzida também será iniciada. É necessário que os usuários aguardem o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do dia e horário.

Receberão a dose de reforço os idosos de 70 anos e mais, de acordo com o Ministério da Saúde. A ampliação para outras faixas etárias será feita respeitando o intervalo entre as aplicações e de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas de vacinas.

Na terça-feira, dia 14, o público de 28 anos poderá receber a segunda dose e na quarta-feira, dia 15, as pessoas de 27 anos poderão concluir o esquema vacinal. Já na quinta-feira, dia 16, a segunda dose será para as pessoas de 55 anos.

Confira o cronograma atualizado para os próximos dias:

  • Dia 11, sábado: repescagem para públicos já convocados e que por alguma razão ainda não compareceram aos pontos de imunização;
  • Dia 12, domingo: não haverá vacinação;
  • Dia 13, segunda-feira: dose de reforço para idosos de 81 a 79 anos que já tomaram a segunda dose;
  • Dia 14, terça-feira: segunda dose para pessoas de 28 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias. Só poderão tomar a segunda dose no dia 14 setembro as pessoas de 28 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 21 de setembro;
  • Dia 15, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 27 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias. Só poderão tomar a segunda dose no dia 15 setembro as pessoas de 27 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 22 de setembro;
  • Dia 16, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 55 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 16 setembro as pessoas de 55 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 23 de setembro.
     

As pessoas que ainda precisam tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e vão se deslocar aos locais para repescagem neste sábado, dia 11, devem verificar os endereços no portal da Prefeitura por faixa etária ou grupo prioritário após as 20h desta sexta-feira. Já os usuários que precisam concluir o esquema vacinal com a segunda dose podem acessar os locais por tipo de imunizante.

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.

Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:

  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
  • Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.

 

Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.