Pular para o conteúdo principal

PBH garante atendimento médico a mais de 4,3 mil pessoas com sintomas de dengue
Amira Hissa/ PBH

PBH garante atendimento médico a mais de 4,3 mil pessoas com sintomas de dengue

criado em - atualizado em

Mais de 4,3 mil pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses receberam atendimento nas unidades disponibilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte durante o sábado (9) e domingo (10). Nos centros de saúde, distribuídos nas nove regionais da cidade, foram assistidas 3.028 pessoas. Durante o fim de semana 12 desses equipamentos funcionaram em horário ampliado, das 7h às 22h, e quatro ficaram abertos entre 7h e 19h.

Nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) Barreiro, que funciona diariamente 24 horas por dia, e Centro-Sul, que permanece aberto diariamente das 7h às 22h, 338 usuários buscaram assistência médica no fim de semana. Já as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) dessas mesmas regionais, e que ficam em funcionamento 24 horas por dia, receberam 48 pessoas do total de atendidos nos centros de saúde, CAAs e UPAs.

Considerando os hospitais instalados na capital, somente na unidade temporária de Venda Nova foram 362 atendimentos e 40 internações. No hospital de campanha na regional Norte foram assistidas 341 pessoas e internadas 52. Já no hospital temporário da Oeste foram atendidas 117 pessoas e 17 precisaram permanecer na condição de internadas, recebendo hidratação venosa e assistência contínua.

Para garantir o acesso da população, em dias úteis 15 centros de saúde ficam abertos das 7h às 22h. O cenário epidemiológico e assistencial da cidade permanece em monitoramento diário, caso novas estratégias precisem ser adotadas. O endereço e horário de funcionamento dos locais que atendem pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Há ainda a oferta de mais de 200 teleconsultas diariamente. O atendimento é voltado para todas as pessoas a partir de 1 ano de idade e funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O serviço faz parte das ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses e é uma oferta complementar à rede de saúde do município.