13 November 2023 -
Belo Horizonte participou do maior e mais importante evento mundial de Cidades Inteligentes do mundo, o Smart City Expo, que aconteceu em Barcelona, de 7 a 9 de novembro, e em outras agendas na mesma semana. Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local do evento que reuniu representantes de 140 países e 800 municípios, ao longo dos três dias de palestras, seminários e mesas de debates, além da realização da exposição de empresas, soluções e stands de organismos mundiais como a ONU, União Europeia e o Fórum Econômico Mundial.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, foi representando pelo chefe de gabinete, Daniel Messias, pela secretária municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales Pereira, e pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte- Prodabel, Jean Mattos Duarte.
Os representantes de BH participaram de diversas atividades organizadas diretamente pela PBH, pela Frente Nacional de Prefeitos e pelo Fórum Inova Cidades, como a reunião com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e uma reunião especial com representantes do Ministério das Relações Exteriores da França. A equipe também foi convidada a se reunir com lideranças globais de grandes empresas de tecnologia como a AWS e a Microsoft. “Estas reuniões e visitas permitiram projetar Belo Horizonte em diversas redes e organismos internacionais, fazendo conexões importantes que podem resultar na vinda de soluções, compartilhamentos de experiências e investimentos para a nossa capital”, comemorou Chyara Sales.
Durante o evento, Belo Horizonte também aderiu à Rede Cidades Possíveis (City Possible) organizada pela Mastercard, que reúne mais 340 cidades em todo o mundo com foco no intercâmbio de experiências e conhecimentos ligados a cidades inteligentes.
Na quinta-feira (9) Jean Mattos representou Belo Horizonte na mesa de debates sobre “Inteligência Artificial nas Cidades - Governança e Capacidades Necessárias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” promovida pela ONU Habitat. "A partir do tema Inteligência Artificial, debatemos a urgência em se firmar práticas de governança sempre colocando o cidadão no centro do processo. Além do mais, todo o avanço em soluções tecnológicas e de inteligência artificial não podem prescindir da preocupação com a sustentabilidade e a gestão dos espaços urbanos a partir da tecnologia", comentou Jean Mattos sobre o painel da ONU, no qual Belo Horizonte foi a única cidade da América latina convidada para fazer a sua apresentação.
Também na quinta-feira, a secretária adjunta ministrou uma palestra no Programa Executivo da Rede Metrópolis sobre Internacionalização de autoridades locais. Na ocasião, ela compartilhou experiências da cidade de Belo Horizonte e principais aspectos dos processos de mensuração dos impactos das políticas de internacionalização. O público participante se constituía por autoridades de várias localidades da Ásia, Oriente Médio, Europa e América Latina. Isso revela "um traço importante da atual gestão da Prefeitura no comando do Prefeito Fuad, Belo Horizonte é considerada não apenas benchmarking em suas políticas públicas, mas também na lógica que orienta os processos de concepção, monitoramento e avaliação delas. Ou seja, não querem saber apenas do que fazemos, mas como fazemos”.
Daniel Messias, chefe de gabinete do prefeito, também participou da missão internacional e ficou muito bem impressionado com a agenda cumprida. “Entendo que Belo Horizonte tem condições de, em um curto prazo, avançar de maneira consolidada e estratégica na agenda de cidades inteligentes, mas se faz urgente o estreitamento de algumas políticas com os demais setores produtivos, principalmente o setor privado. Vamos trabalhar fortemente na progressiva sinergia entre o poder público e o setor privado, pois é de interesse de todos o avanço da cidade em políticas públicas que promovam o bem estar de seus cidadãos em todas as direções”, afirmou.
Para o presidente da Prodabel, estar presente no maior evento mundial voltado para cidades inteligentes de todos os continentes não é apenas uma representação municipal. “Neste evento trocamos diversas experiências, seja nas reuniões que participamos, nas palestras e debates e ainda conhecemos soluções importantes para a nossa Belo Horizonte e levamos a certeza de que estamos no caminho. Por exemplo, há projetos em nossa cidade que são considerados uma referência, como o programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, responsável pelo plano de inclusão digital que levou internet gratuita, dispositivos e capacitação para todas as vilas e favelas de BH”, comemora Jean Mattos.
“Enfim, tornar as cidades mais responsivas, resilientes, sustentáveis e inclusivas para o cidadão e também saber lidar com os desafios presentes da urbanização, como as mudanças climáticas, a necessidade de maior aproveitamento e resgate dos espaços urbanos e do senso de coletividade com as cidades é um desafio para municípios de todo o mundo. No entanto, Belo Horizonte prova que tudo isso é possível”, conclui o presidente da Prodabel.