Pular para o conteúdo principal

PBH participa de congresso da ONU sobre Inteligência Artificial nas cidades
Divulgação/PBH

PBH participa de painel da ONU Habit em congresso de cidades inteligentes

criado em - atualizado em

“Inteligência Artificial nas Cidades - Governança e Capacidades Necessárias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foi o tema da mesa de debates promovida pela ONU Habitat, nesta quinta-feira (9), durante o Smart City Expo Congress, em Barcelona e que contou com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte. A capital foi a única cidade da América Latina escolhida para apresentar as perspectivas e desafios em termos de governança de capacidades para o uso da Inteligência Artificial.

A Prefeitura foi representada pelo diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte. Além de contextualizar o ambiente de transformação digital e as iniciativas inovadoras de BH, ele fez uma reflexão para os participantes de diversos continentes sobre o potencial, benefícios e pontos de atenção para a adoção da Inteligência Artificial contribuindo dentre outros fatores para o aumento da produtividade nas cidades em análise de dados, capacidade de resposta, dentre outros fatores.

"Belo Horizonte, mesmo sendo uma jovem cidade, com 126 anos e tendo sido uma das primeiras capitais planejadas do país, enfrenta os desafios de um grande município, com mais de 2,5 milhões de habitantes. Por isso, uma das principais iniciativas do poder municipal nas duas últimas gestões foi investir em inovação e modernização. Foi por isso que criamos o Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente", contou Jean Mattos.

Segundo ele, o uso da tecnologia melhorou a capacidade de resposta da administração, com a implantação de tecnologias para melhorar a qualidade de vida do cidadão, com acesso rápido e eficiente aos serviços públicos. "Em menos de uma década testemunhamos a transformação de Belo Horizonte em uma das mais referendadas Smart Cities brasileiras e latino-americanas. Foi um processo contínuo de adaptação administrativa municipal para atender as demandas da população, tendo em mãos o uso de modernas tecnologias, comprometidas em  aumentar a eficiência operacional e o desenvolvimento sustentável”, completou o presidente da Prodabel.

A mesa conduzida pela ONU Habitat aconteceu em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Tecnologia da Informação e Comunicação (OICT) e a Universidade HafenCity, da Alemanha. O moderador foi o francês Hubert Baroche, da Urban Al e os painelistas foram o gerente da  agência da ONU que atua como aceleradora tecnológica de cidades (UNITAC) com sede na  Alemanha, Hartwig Kremer; a coordenadora de ações governamentais da  Universidade das Nações Unidas, Soumaya Ben Dhaou; a gerente sênior de programação da Evergreen, Canadá, Zoya Sodhi e Jean Mattos, representando a América latina, com as contribuições da Prefeitura de Belo Horizonte. 

O principal foco da iniciativa foi incentivar o uso da Inteligência Artificial para alcançar as 17 metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para todas as cidades e em todos os continentes. E neste ponto, a América Latina teve representação com a Prefeitura de  Belo Horizonte.