14 December 2017 -
Para melhorar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais firmaram uma parceria para a integração e a ampliação da oferta de serviços por meio de totens de autoatendimento. Localizados na Central de Atendimento BH Resolve e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da capital, os equipamentos estão funcionando desde a última quarta-feira, dia 13 de dezembro.
Nos totens estão disponibilizados atendimentos relacionados à Fazenda municipal e ao governo do Estado. A ação é coordenada pelas secretarias Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG) e de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com o apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e da Prodabel.
De acordo com o diretor central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Damião José Rodrigues da Rocha, “a parceria com a Prefeitura para a inserção dos seus serviços nos terminais de autoatendimento é extremamente importante, pois possibilita, ao cidadão, o acesso a diversos serviços, tanto do Governo de Minas Gerais quanto da Prefeitura de Belo Horizonte. Assim, nas UAIs e no BH Resolve, o cidadão poderá solicitar serviços de forma rápida e fácil”, destacou Damião Rocha.
O diretor de Tecnologia da Informação e Apoio Técnico da Secretaria Municipal de Fazenda, Roberto Freitas, destaca que a parceria com o Governo do Estado vai ao encontro da iniciativa da PBH de priorizar o acesso dos cidadãos aos serviços por meio digital. “Para isso, estamos disponibilizando aqueles para os quais existe maior demanda”, afirmou.
Serviços da PBH disponíveis nos totens de autoatendimento
- Emissão da guia de IPTU
- Certidão Negativa de Débito, nas seguintes modalidades:
- Quitação Plena Pessoa Jurídica
- Quitação Plena Pessoa Física
- ISS (Imposto sobre Serviços)
- IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e suas taxas
- ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis)
- ISS (para fins junto ao INSS)
- Dívida Ativa, com os seguintes tipos de identificador:
- Índice Cadastral do Imóvel
- Inscrição Municipal
- CPF ou CNPJ
- Placa do Veículo
- Número do Lançamento
- Perpetuidade
Endereços dos locais onde se encontram os totens de autoatendimento
Central de Atendimento BH Resolve
Rua dos Caetés, 342, Centro.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Unidade de Atendimento Integrado Praça Sete – UAI Praça Sete
Avenida Amazonas, 478, Centro
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
UAI Barreiro
Via Shopping Barreiro
Avenida Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
UAI Venda Nova
Avenida Vilarinho, 1.300, Venda Nova.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
UAI Barro Preto
Avenida Augusto de Lima, 1.833, Barro Preto;
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.