Pular para o conteúdo principal

PBH expande o acesso a Inclusão Digital para população idosa
Divulgação/PBH

PBH expande o acesso a Inclusão Digital para população idosa

criado em - atualizado em

Nesta quinta-feira (13) o Centro de Referência da Pessoa Idosa - CRPI celebrou 15 anos de existência, ocasião em que o prefeito Fuad Noman anunciou novos espaços em todas as regionais da capital. Entre as várias atividades, oficinas e cursos oferecidos no CRPI está o telecentro, onde atualmente é realizado o curso de Introdução às Novas Tecnologias, uma iniciativa do Programa de Inclusão Digital, executado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel. A Prodabel esteve presente no evento com o Programa de Inclusão Digital, divulgando os cursos ofertados por meio da iniciativa e também realizando oficinas de robótica e drone.

 

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Renata Martins Costa de Moura, destacou a importância da expansão deste equipamento municipal e, por consequência, da ampliação do alcance das iniciativas da inclusão digital, a partir dos telecentros que estarão inseridos em cada uma das novas unidades do CRPI. “Vivemos em uma era digital, a inclusão digital é extremamente importante, especialmente para a população idosa. Além da atuação específica aqui no CRPI, nós também temos turmas mistas em outros dos nossos cursos, a resposta deles é sempre muito positiva, várias vezes eles chegam até nós buscando saber o básico, como pagar contas, solicitar serviços online ou melhorar a comunicação com familiares e acabam encontrando na tecnologia a possibilidade de empreender ou traçar novos caminhos. A tecnologia abre muitas portas e é uma alegria muito grande saber que poderemos alcançar um público ainda maior com essa novidade”, complementa a diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Fernandes.

 

Além do curso ofertado no CRPI, a Prodabel ainda oferece outros 18 cursos, tanto na modalidade de ensino à distância (ead) quanto presencialmente. Todos eles são gratuitos e não há limitação de idade. Os novos telecentros a serem implantados nos CRPI’s se somaram aos outros 130 telecentros existentes na capital, os telecentros são espaços de acesso livre a internet, que oportunizam o aprendizado, o acesso aos serviços digitais da prefeitura, bem como outras demandas do dia a dia.

 

O Centro de Referência da Pessoa Idosa é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte que visa promover o envelhecimento de maneira ativa, saudável e digna, a partir de momentos de integração, convivência e inclusão.