Pular para o conteúdo principal

Pessoas em uma quadra
Foto: Vilma Tomaz

PBH expande ações esportivas para localidades de vulnerabilidade social

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai expandir, a partir de fevereiro, as ações do Esporte Esperança, na região Centro-Sul da capital, com abertura de dois novos núcleos nas vilas Nossa Senhora de Fátima e Novo São Lucas, no aglomerado da Serra. O programa promove atividades esportivas e de lazer para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A PBH também reabriu o núcleo no Morro do Papagaio (CRAS Santa Rita) e implantou novo núcleo no bairro Vila Paris.

 

Núcleos em funcionamento

 

Desde dezembro de 2022 os atendimentos no CRAS Santa Rita de Cássia, no Morro do Papagaio, foram retomados e 25 alunos, entre 15 a 17 anos, frequentam, às segundas-feiras, das 15h às 16h, aulas de esportes em várias modalidades como basquete, futsal e vôlei. Todos os participantes são inscritos no Projovem, programa municipal que tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio de ações de fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade.

 

Foi iniciado, também, o atendimento no núcleo Obras Sociais Pavonianas "Padre Agnaldo", no Bairro Vila Paris, que atende às comunidades no entorno (Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio, Vila São José, Conjunto Santa Maria, Vila Leonina, Vila Estrela e Morro das Pedras). As atividades são realizadas no próprio local,  com atendimento de  65 crianças e adolescentes inscritas na referida instituição, com aulas de iniciação esportiva e recreativa, toda quinta-feira, das 14h às 16h45.

 

Inaugurações previstas

 

Em fevereiro, o Esporte Esperança abrirá um núcleo na Vila Nossa de Fátima, no Centro Cultural (Rua São Miguel Arcanjo, 215).  As aulas de futsal misto ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, para alunos de 9 a 17 anos. Também neste mês, as aulas de iniciação esportiva serão realizadas para crianças e adolescentes atendidos pela OSC Providens, unidade Fazendinha. Cerca de 50 alunos participarão das atividades, nas tardes de quartas e sextas-feiras, nas dependências da sede Providens, na avenida Mem de Sá, 2020, Vila Novo São Lucas/bairro Serra.

 

Ainda está previsto o retorno das atividades na Creche Frei Cláudio Van Balen, localizada no Morro do Papagaio, às segundas-feiras, de 13h30 às 14h30, para cerca de 40 alunos de 3 a 5 anos.

 

O Programa

 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Esporte Esperança objetiva democratizar o acesso ao esporte educacional e ao lazer para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, residentes em áreas de vulnerabilidade social.

 

Cerca de cinco mil crianças e adolescentes são atendidas nas Escolas Municipais de Educação Infantil, creches parceiras, núcleos comunitários (campos e quadras esportivas) da Prefeitura de Belo Horizonte e Organização da Sociedade Civil (OSCs), polos esportivos e de lazer (Dom Bosco e Praça Louis Braile); e entidades esportivas integrantes do Programa Esporte Para Todos.