Pular para o conteúdo principal

PBH entrega quinto campo de futebol revitalizado pelo programa Várzea Viva
Foto: Adão de Souza

PBH entrega quinto campo de futebol revitalizado pelo programa Várzea Viva

criado em 10/05/2022 - atualizado em 11/05/2022 | 15:05

A Secretaria Municipal de Esportes entregou, na manhã desta terça-feira, dia 10, o quinto equipamento esportivo revitalizado pelo programa Várzea Viva. Trata-se do Campo de Futebol Jonas Veigas, na rua Magnésio, 440, bairro Jonas Veigas, região Leste. O evento, que teve jogo de futebol infantil, coordenado pela equipe do programa Esporte Esperança, contou com a presença da secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, e de concessionários do Várzea Viva. 

O espaço possui dois campos de futebol com grama sintética, iluminação de LED nos refletores, vestiários novos e paisagismo. As melhorias realizadas, que tiveram custo zero para a Prefeitura de Belo Horizonte, foram custeadas com aporte de investidor que venceu o processo de licitação pública do Várzea Viva. 

De acordo com o contrato de concessão com vigência de 15 anos, durante o dia, às terças e quintas-feiras, haverá atividades do Esporte Esperança, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Por meio do programa, as crianças e adolescentes residentes em áreas de vulnerabilidade social tem garantido o acesso aos esportes e às brincadeiras. 

Outras contrapartidas sociais incluem a cessão de 30% de gratuidade na escolinha de futebol promovida pelo investidor para a Prefeitura e a destinação de R$ 126 mil para aplicação em outro equipamento esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

A secretária Adriana Branco ressaltou que a parceria com a iniciativa privada viabilizou a melhoria da estrutura do Campo de Futebol Jonas Veigas, o que irá contribuir para estimular a prática esportiva pela comunidade e expandir as ações do Esporte Esperança. 

Frederico Morelli, investidor do equipamento esportivo, lembrou que a parceria possibilitou a realização de seu sonho de morador há 34 anos do bairro “de ver o campo totalmente estruturado e sendo  utilizado plenamente pela comunidade”. 

Projeto Várzea Viva 

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Várzea Viva viabiliza a requalificação de campos de futebol municipais, com a instalação de grama sintética e iluminação de LED, além de reforma de vestiário, alambrado e outras melhorias. 

O programa começou a ser elaborado em 2017, após a constatação de que os campos municipais de Belo Horizonte poderiam ser requalificados em parceria com investidores, beneficiando a população e as comunidades, e desonerando os cofres públicos. 

Cinco  revitalizações já foram concluídas dentro do Várzea Viva: Campo do Inconfidência, Campo do Santa Cruz, Campo do Reunidos e a Arena Morro das Pedras e Jonas Veiga. Encontram-se em obras os campos do Betânia e Mineirinho. 

Confira imagens da entrega oficial do Campo de Futebol Jonas Veigas no Portal da PBH.