Pular para o conteúdo principal

Arte mostra várias pessoas praticando corrida de rua. Todos estão usando camiseta laranja; alguns usam short, outros calça para a prática de esporte. A arte alterna a logo da PBH, com o título da atividade: Corre na Vila em azul, laranja e verde.
Arte/PBH

Corre na Vila será neste domingo (18), e inscrições para a segunda etapa começam na segunda-feira (19)

criado em - atualizado em

A primeira etapa do circuito O Corre na Vila, na região Nordeste de Belo Horizonte, será realizada neste domingo (18) A programação inclui corrida de 5 quilômetros, caminhada de 2 quilômetros e atividades gratuitas de esporte, lazer e recreação para a comunidade. O evento será das 7h às 12h, com largada e chegada na Rua Neblina, 210, no Conjunto Paulo VI.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o circuito integra o Projeto Transformador Nossa Vila e busca ampliar o acesso ao esporte, incentivar hábitos saudáveis e valorizar as comunidades.

A primeira etapa é direcionada prioritariamente aos moradores dos bairros Paulo VI, Conjunto Paulo VI, Montes Claros e Ribeiro de Abreu, onde vivem aproximadamente 26 mil pessoas. Ao todo, são 500 participantes, sendo 300 na corrida e 200 na caminhada.

Percurso exige preparo

Um dos desafios da prova é o relevo característico das vilas e favelas, com trechos de subidas e descidas. Diferentemente de percursos planos, comuns em muitas corridas de rua, o trajeto exige atenção ao ritmo e às condições do percurso.

A orientação é que os participantes respeitem os próprios limites, mantenham um ritmo adequado ao condicionamento físico e redobrem a atenção nos trechos inclinados. A proposta é promover a prática esportiva e a integração comunitária, respeitando as características do território.

O percurso foi proposto por lideranças comunitárias e validado pela Smel e pela BHTrans. O evento contará com sinalização, equipe de orientação, atendimento médico, tendas de apoio e distribuição de água ao longo do trajeto da corrida.

Todos os participantes inscritos receberão um kit com camisa, medalha, lanche e um livreto com histórias da cultura local, como forma de valorizar a identidade e a memória da comunidade.

A idade mínima para participar da corrida é de 14 anos, com pessoas abaixo desta idade podendo participar da caminhada, acompanhado de um responsável.

O líder comunitário Mateus Santos, de 41 anos, comerciante e morador do bairro há 36, destaca que a iniciativa promove inclusão social e ajuda a transformar a imagem da comunidade.

“O Corre na Vila é muito bom para os moradores, principalmente por ser gratuito e permitir que pessoas que não têm condições de pagar inscrições e kits também participem. Muitos saem daqui e vão para corridas distantes e agora terão essa oportunidade. Espero que as pessoas vejam a comunidade com outros olhos e os próprios moradores entediam que podem atuar diferente. O evento promove inclusão, fortalece o comércio local e oferece lazer para as famílias”.

Lazer para toda a família

Além da corrida e da caminhada, o evento terá atividades gratuitas de recreação para crianças e toda a família. A programação inclui cama elástica, brinquedos infláveis, totó e oficinas de escultura, bolhas de sabão e pintura corporal.

Segunda etapa será na Vila Acaba Mundo

A segunda etapa do Corre na Vila está prevista para 22 de novembro na Vila Acaba Mundo, região Centro-Sul. O percurso também passará pelo Parque JK, Praça Alaska e Rua Correias.

A largada está marcada para as 7h na Praça Carioca. As inscrições para essa etapa começam nesta segunda-feira (19) de outubro, pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Inscrições e informações aqui.