Pular para o conteúdo principal

PBH entrega novo Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê na Regional Nordeste
Amira Hissa/PBH

PBH entrega novo Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê na Regional Nordeste

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entrega, nesta segunda-feira (13), mais um Centro de Saúde construído através de Parceria Público-Privada (PPP). O Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê, na rua Herculano Soares Rocha, 780, bairro Ipê, na Regional Nordeste, é o 43ª equipamento construído por meio de PPP. A PBH vai construir mais sete centros de saúde nesta modalidade.

 

O equipamento vai atender cerca de 15 mil usuários. A unidade, com capacidade média de 3.600 atendimentos por mês, vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e atenderá os bairros Maria Goretti, Ipê, Eymard e Pirajá.

 

A infraestrutura do Centro de Saúde Maria Goretti/Ipê é composta por dois pavimentos, com 17 consultórios. A unidade conta com sala de vacina, sala de coleta e ECG, Farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos  Agentes de Combate à Endemias, Sala de Espera, Recepção, Sala de Triagem, Sala de Observação e procedimentos, Sala de curativos, área de Saúde Bucal com sala de anamnese e seis consultórios odontológicos, sala dos Agentes Comunitários de Saúde, banheiros para pessoas com necessidades especiais e área administrativa.

 

O  Centro de Saúde  Maria Goretti/Ipê tem cinco equipes de Saúde da Família (sendo cada equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 3 a 4 Agentes Comunitários de Saúde); 2 equipes de Saúde Bucal (sendo uma equipe composta por 1 cirurgião dentista e 1 auxiliar de saúde bucal e outra composta por 1 cirurgião dentista e 2 técnicos de saúde bucal); 1 equipe de apoio em Saúde Bucal (composta por 1 cirurgião dentista e 1 auxiliar de saúde bucal); 2 enfermeiros de apoio; 1 médico ginecologista; 1 médico generalista; 11 auxiliares/técnicos de enfermagem; 1 psicólogo; 1 assistente social; e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). A equipe do NASF-AB atende os Centros de Saúde São Marcos e Maria Goretti/Ipê e é composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e profissional de educação física, além de 4 Agentes de Combate às Endemias e 1 agente sanitário.

 

O novo equipamento no bairro Ipê fará o atendimento das demandas espontâneas e também vai ofertar consultas eletivas, serviço de vacinação, coleta para exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma e Testes Rápidos, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos, atendimento ao paciente agudo com observação e controle zoonoses com os Agentes de Combate a Endemias, além do serviço Fale com a Equipe.