Pular para o conteúdo principal

PBH encerra inscrições para intercambistas nesta semana

25/09/2018 | 19:12 | atualizado em 05/11/2018 | 15:02

 

Terminam no próximo domingo, dia 30 de setembro, as inscrições para os intercambistas que desejam participar do 15º Programa Municipal de Voluntariado Internacional, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O programa disponibiliza 60 vagas por ano e é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos.
 

O objetivo é proporcionar aos estrangeiros a oportunidade de conhecer as políticas públicas desenvolvidas em Belo Horizonte, mediante a prestação de serviços voluntários.
 

Para fazer a inscrição, o interessado deve enviar e-mail para voluntariointernacional@pbh.gov.br, com cópias dos documentos previstos no item 5.5 do edital e a ficha de inscrição devidamente preenchida, que pode ser encontrada no anexo III ou pelo Formulário de Inscrição.
 

De acordo com o edital, são considerados voluntários os estrangeiros atendidos pelo programa nas seguintes categorias: estudantes, pesquisadores, professores universitários e demais profissionais, técnicos e servidores públicos de empresas estatais, órgãos e instituições parceiras do município.
 

A iniciativa permite aos voluntários intercambiar experiências e contribuir para o processo de internacionalização da capital mineira. As atividades desenvolvidas poderão ter cunho assistencial, científico, cívico, cultural, educacional, recreativo, esportivo ou tecnológico. Com carga horária de 16 a 20 horas por semana, o programa pode durar de três a seis meses.
 

Os alunos intercambistas, regularmente matriculados em universidades locais, têm até o próximo dia 30 de setembro de 2018 para se inscrever no programa. O edital completo pode ser acessado no Diário Oficial do Município (DOM).
 

Para as demais categorias constantes no edital, a candidatura poderá ser feita a qualquer momento, por meio do e-mail voluntariointernacional@pbh.gov.br, sendo que a data do início da prestação do serviço voluntário será acertada entre o voluntário e seu futuro supervisor.
 

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência profissional do voluntário à demanda ofertada pelos órgãos e entidades do Município de Belo Horizonte. O serviço voluntário prestado nos termos dispostos no edital não será remunerado, não gerará vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

 

Programa de Voluntariado

Na sua última edição, 14 estudantes estrangeiros de sete países participaram do programa. Instituído pelo Decreto 15.319/2013, o programa promove também a produção científica com base em experiências práticas e nos conhecimentos e habilidades profissionais previamente adquiridos e já atendeu a mais de 150 estrangeiros.
 

A iniciativa também desenvolve parcerias no exterior de modo a corroborar para o processo de internacionalização da cidade. Segundo o diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Salomão, a iniciativa permite a troca de experiências entre estudantes e instituições, o intercâmbio cultural e de conhecimentos entre voluntários estrangeiros e servidores municipais.
 

De acordo com Hugo, o programa promove também o desenvolvimento de habilidades e competências específicas dos voluntários de acordo com as diferentes áreas profissionais e do conhecimento, gerando, ao mesmo tempo, ganhos diretos para o município e para as instituições de ensino parceiras. O programa permite ainda a divulgação das políticas públicas de Belo Horizonte no exterior e a promoção da cidade no circuito internacional de voluntariado conduzido por instituições internacionais, como as Nações Unidas e organizações não governamentais transnacionais.