Pular para o conteúdo principal

Foto da escultura em homenagem a Hugo Eiras Furquim Werneck
Foto: Mirna de Moura/TJMG

PBH e TJ vistoriam obra em homenagem a Hugo Eiras Furquim Werneck

criado em - atualizado em

Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizaram nesta quarta-feira, dia 3, vistoria da primeira obra de arte do Programa Caminhos – que será inaugurada em dezembro no Parque Serra do Curral. No local, será instalada uma escultura em homenagem ao renomado ambientalista e ex-presidente da Fundação Zoobotânica, Hugo Eiras Furquim Werneck, falecido em 2008, aos 89 anos.

A escultura é de autoria do artista plástico Gu Ferreira e recebeu a ajuda de quatro moradores em situação de vulnerabilidade social. A execução da obra, que é feita de sucata de metal, envolve a Secretaria Municipal de Governo, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, e diversos parceiros da iniciativa privada, sociedade civil e órgãos públicos.

“São enriquecedoras iniciativas que envolvem diferentes áreas. Esse projeto reúne questões ambientais, culturais e assistenciais, estimulando, ao mesmo tempo, a reinserção de pessoas em vulnerabilidade social  e a conscientização sobre a importância do meio ambiente e promoção de nossa cultura. Tenho certeza que a família do Sr. Hugo ficará muito feliz com essa homenagem”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues.

Coordenadora do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a desembargadora Maria Luiza de Marilac ressaltou a importância de participar do projeto, que ainda visa a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da arte e da cultura. “Além da inclusão, estamos fazendo uma justa homenagem a Hugo Werneck, um grande líder ambientalista que lutou contra o desmatamento da Serra do Curral, um dos cartões postais de Belo Horizonte”, afirmou.

 

Programa Caminhos

O Programa Caminhos é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que conta com a parceria do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS). A proposta é criar um ambiente de apoio e reintegração para pessoas em situações sociais de vulnerabilidade.

A iniciativa possui o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra e, o apoio da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Associação dos Magistrados Mineiros, Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.